Dia de lazer em São José de Ribamar

0comentário

“Fiquei muito feliz por brincar de pula-pula e de vôlei. Espero que este projeto venha mais vezes à nossa comunidade”. Este foi o sentimento da jovem Andressa Fernanda, de apenas 12 anos e moradora do bairro Vila Flamengo, em São José de Ribamar, que participou do “Maranhão Feliz” neste sábado (30). A menina aproveitou o dia lazer proporcionado pela Secretaria de Esporte e Lazer (Sedel) para se unir a outras crianças, adultos, idosos e a pessoas com deficiência para se divertir. Esse foi o objetivo do “São José de Ribamar Feliz”, realizado na Praça Viva Vilas.

A declaração de Andressa Fernanda sobre o dia de lazer refletia o sentimento das outras pessoas da comunidade. Para a dona de casa Raquel dos Santos Silva, o “São José de Ribamar Feliz” levou alegria à comunidade. Por isso, a moradora fez questão de levar os três filhos para brincar. “O dia de lazer está sendo ótimo. É uma diversão para pais e filhos. O melhor é que a comunidade fica unida. As crianças interagem e ficam felizes”, destacou.

De acordo com o secretário-adjunto da Sedel, Clineu Filho, o programa “Maranhão Feliz” é uma ferramenta de socialização. “Estamos possibilitando uma atividade para que todos os moradores de São José de Ribamar possam ter a oportunidade de praticar o lazer dentro da comunidade. Acreditamos que por meio do ‘Maranhão Feliz’ poderemos levar a sociabilidade às comunidades maranhenses”, assinalou.

O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, também participou do dia de lazer e aproveitou para conhecer um pouco mais sobre o programa da Sedel. Para o gestor municipal, o “Maranhão Feliz” tem uma proposta socioeducativa muito importante para o desenvolvimento do estado. “Minha impressão é a melhor possível. É a primeira de muitas edições que vamos trazer ao nosso município. A proposta socioeducativa tem a intenção de integração social. Este projeto significa um momento de felicidade para todos nós”, afirmou Gil Cutrim.

Nesta edição do “Maranhão Feliz”, a comunidade pôde se divertir com diversas atividades. O futebol de travinha, basquete, vôlei, peteca, espiribol, tênis de mesa, jogo de damas, dominó, xadrez, jogo de botões, queimado, capoeira e recreação foram algumas das brincadeiras realizadas em São José de Ribamar.
 
Capacitação

Para dar continuidade à prática do lazer em São José de Ribamar, técnicos da Secretaria de Esporte e Lazer capacitaram moradores da comunidade para desenvolverem as atividades. O curso, com duração de 20h, foi considerado um sucesso pelos alunos, que garantiram dar sequência ao lazer naquele município.

“O treinamento serviu para termos noção de como realizar esse tipo de atividade esportiva. Agora, vamos fazer da nossa maneira e por em prática o que aprendemos. Foi muito proveitoso. Encaro como uma semente que vamos ter que aflorar”, declarou o professor Odílio Gramosa.

Após dois dias de aulas teóricas, os novos agentes comunitários do esporte e do lazer colocaram em prática os ensinamentos adquiridos durante o “São José de Ribamar Feliz”. E o resultado do trabalho foi gratificante. “Foi bem legal participar do curso porque é uma forma de trabalhar a integração social. É preciso que todos tenham lazer. Me sinto útil e satisfeita em saber que contribuir para a alegria das pessoas”, afirmou a orientadora do pro-Jovem em São José de Ribamar, Yralice Ribeiro.
 
“Maranhão Feliz”

O “Programa Maranhão Feliz” foi iniciado pela Secretaria de Esporte e Lazer em janeiro deste ano. Na ocasião, a Sedel promoveu o “Liberdade Feliz”, ação destinada para a comunidade do bairro da Liberdade. Em seguida, o projeto foi levado aos bairros do Desterro e do Santo Antônio.

São José de Ribamar foi o primeiro município, depois de São Luís, a receber o “Maranhão Feliz”. A Sedel pretende dar continuidade a este programa a outros bairros de São Luís e às cidades do interior do estado durante todo o ano.

As informações são de Paulo de Tarso Jr/Sedel (Fotos: Biaman Prado)

Sem comentário para "Dia de lazer em São José de Ribamar"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: