Brasil apoia Copa de 2030 na Argentina e Uruguai

0comentário

O Brasil apoiou publicamente nesta quarta-feira a candidatura conjunta de Uruguai e Argentina para receber a Copa do Mundo de 2030. O anúncio foi feito de forma oficial pelo chefe de gabinente do Ministério do Esporte, Vicente de Lima Neto. A parceria entre os países membros do Conselho Americano de Esporte (Cade) foi divulgada na reunião do órgão, no Rio de Janeiro.

– Achamos oportuno que os países reunidos nos eventos no Rio de Janeiro possam reforçar e se solidarizar com a reivindicação do Uruguai e da Argentina. Vamos fazer o anúncio de nosso apoio chegar à Fifa, com o peso que esta reunião do Cade representa para o esporte mundial – afirmou o político, que estava representando o ministro do esporte, Orlando Silva.

Cláudio Morresi, secretário de esporte da Argentina, defendeu a candidatura por se tratar de um momento histórico para os dois países.

– O ano de 2030 será muito significativo para o esporte. Haverá a comemoração dos 100 anos do primeiro mundial de futebol, no Uruguai, que teve na final exatamente os dois países. Acreditamos que podemos conquistar o direito de ser sede – disse Morrei, referindo-se ao triunfo uruguaio por 4 a 2 e a conquista da primeira Copa do Mundo.

O diretor de esportes do Uruguai, Ernesto Irurueta, afirmou que a data é significativa para o país. Além da Copa de 1930, a constituição uruguaia data de 1830.

– Temos uma cultura comum, um desenvolvimento no esporte comum, até mesmo a melhor dupla de cantores de tango do mundo – brincou o uruguaio, fazendo uma alusão a Carlos Gardel e ao uruguaio José Razzano.

Morresi afirmou que a candidatura já foi entregue à Fifa, diretamente ao presidente Joseph Blatter. O dirigente da entidade máxima do futebol teria recebido a intenção dos países com “simpatia”.

Caso seja aprovado, o Mundial de 2030 seria o segundo realizado em conjunto por dois países. A primeira foi em 2002, quando Japão e Coréia do Sul receberam a competição. Naquela ocasião, o Brasil conquistou o pentacampeonato.

Globoesporte.com

Sem comentário para "Brasil apoia Copa de 2030 na Argentina e Uruguai"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: