Torcedores do Fla ofendem nordestinos no Twitter

21comentários

Dois torcedores do Flamengo exageraram, com palavras preconceituosas em relação aos nordestinos, em seus comentários publicados no Twitter, na noite de quarta-feira, 11, durante os momentos finais da partida entre o rubro-negro da Gávea e o Ceará, jogo de volta válido pelas quartas-de-final da Copa do Brasil.

Após a classificação do time cearense no torneio, a torcedora, revoltada, que se identifica no microblog como Amanda Régis (@_AmandaRégis), escreveu: “Esses nordestinos pardos, bugres, índios acham que tem moral, cambada de feios. Não é atoa que não gosto desse tipo de raça”{sic}.

Minutos antes, Amanda já havia publicado outros comentários como: ” Esse povinho falando do meu time, são tudo uns mal amados, invejosos!!!”{sic}.

Outros comentários de cunho preconceituoso partiram do torcedor que se identifica como Lucian Farah (@lucianfarah77). Em três publicações ele diz: “Acho que eh soo .. bando de viado que roobaram esse jogo .. nordestinos burros!”{sic}; “Ei, nordestinos, eu quero eh que vcs se fodam, fmz? seus nordestinos filhos da puta”{sic}; além de “Só vim no twitter falar o qnto os NORDESTINOS é a DESGRAÇA do brasil.. pqp ! bando de gnt retardada qe acham que sabe de alguma coisa”{sic}.  

Trending Topics 

As tuitadas dos torcedores do Flamengo provocaram uma enxurrada de comentários no microblog Twitter durante a madrugada de quinta-feira, 12. As hashtags, ou palavras-chave com os assuntos mais comentados do microblog, durante a madrugada foram: ‘Amanda Regis’, ‘#orgulhodesernordestino’, ‘Nordestinos’.

Muitos partiram para a ofensa contra os torcedores e outros mostraram orgulho por serem oriundos da região. Por outro lado, também, muitos cumprimentaram e apoiaram a vitória e a classificação do time cearense.

Caso Mayara Petruso

Em outubro de 2010, após a confirmação da vitória de Dilma Rousseff (PT) como presidente da República, a estudante de direito, Mayara Petruso, sugeriu no Twitter que para fazerem ‘um favor a SP’, um nordestino deveria morrer afogado. Essa atitude acabou desencadeando uma onda de manifestações de ódio contra nordestinos.

Por causa de suas opiniões, a estudante foi demitida do escritório de advocacia no qual estagiava e a organização Safernet, que recebe denúncias sobre violações dos direitos humanos na internet, recebeu mais de 800 denúncias contra ela.

A ONG apresentou ao Ministério Público Federal (MPF) uma lista de 1.037 internautas acusados de praticar racismo e apologia a crimes contra a vida entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro daquele ano.

Estadão.com.br

21 comentários para "Torcedores do Fla ofendem nordestinos no Twitter"


  1. FABIO RONALD

    O NORDESTE NAO DEIXA DE SER UM BERÇO DE INTELECTUAIS FALO ISSO EMBASADO NA MINHA VIVENCIA NO ESTADO DO MARANHAO QUE CONTRIBUIU MUITO PARA O RESPEITO QUE A LITERATURA BRASILEIRA POSSUI EM TODO O MUNDO TENDO COMO EXEMPLOS RAIMUNDO CORREA GONÇALVES DIAS JOSUE MONTELLO FERREIRA GULLAR ENTRE OUTROS E NA MUSICA O MARANHAO TEM JOAO DO VALE GRANDE AMIGO DE NARA LEAO, PAPETE UM DOS MAIORES PERCUSSIONISTAS DO MUNDO E ALCIONE ENTRE TANTOS OUTROS.O QUE ACONTECE E QUE COMO AS PASSAGENS TANTO RODOVIARIAS COMO AÉREAS ENTRE O SUDESTE E O NORDESTE SAO CARAS DEVIDO A DISTANCIA ESSES CARIOCAS JULGAM O NORDESTE PELO QUE VEEM NA TELEVISAO,POREM A MAIORI DELES NUNCA ESTEVE NO NORDESTE POR QUE SAO UM BANDO DE PLAYBOYS E PATRICINHAS FUDIDOS(TUDO LISO OU DURO)QUE VIVEM DE APARENCIA SENDO ASSIM NAO TEM DINHEIRO PRA PAGAR UMA PASSAGEM DO RIO PARA O NORDESTE JULGAM PELO QUE VEEM NA TV GLOBO AFINAL ESSES CARIOCAS VIVEM DE IMAGEM POR QUE NA ATUALIDADE ELES SE DESTACAM NACIONALMENTE GRAÇAS AO RIO DE JANEIRO SER A SEDE DAS ORGANIZAÇOES GLOBO,QUE AJUDA A DIFUNDIR TUDO O QUE NAO PRESTA VINDO DOS EUA E DA EUROPA PRO RESTO DO BRASIL,OU SEJA SAO FILHOS DA REDE GLOBO, POR ISSO SO SABEM FALAR DE MODA DE TELEVISAO E SE JULGAM UMA CULTURA SUPERIOR.

  2. Marilucy

    Acho que deve haver um basta urgente a todo e qualquer tipo de manifestação preconceituosa pelo o bem das futuras gerações!!!!!

  3. Jorge Linhares

    José Carlos Lobato Oliveira MAQUEANO, tu achas que torcedor é só quem vai ao estádio? Então no Maranhão não existe torcida, já que nossa média de público não chega a mil por jogo. Muito menos teu timinho, que não coloca 200.

    Torcedor é muito mais que ir ao estádio. Eu compro produtos oficiais, compro PFC, pago meu titulo de Rubro-Negro para sempre, comprei meu tijolo e vou aos jogos sempre que possível e mesmo assim não sou torcedor?! E muito acima disso tudo que citei está a paixão que é o que realmente define a torcida por um clube.

    Assim como faço com o Flamengo, faço com o Moto, indo a todos os jogos que posso ir, comprando camisa, chinelo, e os produtos recém-lançados. Acho que nordestino tem mais é que ter amor próprio e deixar de se sentir ofendido com qualquer frase colocada em twitter.

  4. José Carlos Lobato Oliveira MAQUEANO

    Jorge Linhares, tu não és torcedor do flamengo e sim um telespectador da globo, ser torcedor tem dimensão muito maiores, é ter identidade, ir para o estádio… a não ser que sejas carioca e que pegue o avião toda semana para assistir aos jogos desse time.
    Gostei do comentário do ROCHA: “Os cara vem lá do sul, mete o pau no MA, e a gente da risada e ainda concorda com tudo que eles falam.” É incrivel como o pessoal daqui ri de si próprio, uma coisa que não entendo sinseramente, tento entender a lógica… acho que maranhense é que nem mulher de malandro, ver comentários desses no twitter e mesmo assim continua gostando desses times do sudeste..

  5. FRANCISCO GAGLIANONE

    PARABÉNS JORGE LINHARES (COMENTÁRIO N° 9) PELA FORMA EQUILIBRADA, TRANQUILA, LUCIDA E SOBRETUDO MUITO INTELIGENTE. AO CONTRÁRIO DA MAIORIA, QUE SÓ SABE “ESCULHAMBAR” SEM ACRESCENTAR ABSOLUTAMENTE NADA A MATÉRIA, VOCÊ TRATOU ESSE EPISÓDIO LAMENTÁVEL, COMO DEVE SER TRATADO, UM FATO ISOLADO E PONTUAL DE MEIA DÚZIA DE NAZI-FACISTAS, QUE DE MANEIRA ALGUMA CORRESPONDE AO PENSAMENTO DA GRANDE MAIORIA DA POPULAÇAO DO SUDESTE DO BRASIL.

  6. carlos alberto dos santos

    sabe, eu não vou aqui fazer uma tempesdade num copo de água,mas, tambem como nordestino aqui de São luís do Maranhão não concordo com o que essa bobinha da corte falou; nós estamos em pleno seculo vinte e um, e acho que nós nordestino não temos que mostra mais a nossa força em todos setores , seja no futebol,no estudo,na politica e no trabalho; eu sou torcedor sampaio correia,fluminense-rj. e do santos sp: e Paz no Senhor Jesus. MORO NA ILHA MAIS BELA DO MUNDO, SÃO LUIS DO MARA..

  7. Paulo Dasmaceno SJR

    Meu amigos não vamos generalizar, essa pessoas que falam isso é um pingo no oceano, muitos do sul, rio de janeiro adoram o nordeste, essa que postou esse comentário é uma coitada, vai vê que não conhece nem 1% do imenso Brasil.
    Se fosse assim, eu diria que todo carioca é mentiroso, tudo que ele fala é mentira todo mundo sabe disso, todo carioca é malandro não trabalha, essa é a idéia que temos deles. Ou diria que essa coitada racista é uma refugiada do morro do alemão. é aí, qual é melhor morar escondido das BALAS no Morro do alemão ou desfrutar das belíssimas praias desse imenso nordeste, que chove mais é muito sol o ano inteiro, taves ela tenha é inveja.

  8. Roberto Sousa

    “Dói mais ao INVEJOSO o sucesso do próximo que os seus próprios FRACASSOS!!!”

  9. Paulo Rafael

    ESSA ……. NAO TEM MORAL NENHUMA
    DE FALAR DE NORDESTINO ESSA RAPARIGA
    TEM QUE LAVAR A BOCA PRA FALAR DE NORDESTINO
    SAUDAÇOES TRICOLORES!!!!!!!!!!!
    DALHE BOLIVIA
    AQUI NO MARANHAO QUEM MANDA È O TUBARAO!!!!!!!!!!!!!!!!!

    COMENTÁRIO MODERADO

  10. tonny jatobá

    estas …….. concerteza não torcem para o flamengo, o clube de maior torcida no Brasil.NÓS FLAMENGUISTA NÃO TEMOS ESTE COMPORTAMENTO POIS NOSSA TORCIDA É MAIOR FORA QUE DENTRO DO ESTADO, , SOU NORDESTINO DE CODÓ- MARANHÃO
    MORO NO RIO E TORÇO PARA O FLAMENGO, O NORDESTINO É A MOLA MESTRA DE TRABALHO DESTE PAÍS E NÃO VENHA ME DIZER QUE É SÓ PEÃO QUE NÃO É. TEMOS GRANDES ATORES,GRANDES CANTORES, JUIZES,ENGENHEIROS ECONOMISTA, SE FOSSE FICAR ENUMERANDO FALTARIA ESPAÇO.

    COMENTÁRIO MODERADO

  11. LEIANE CRISTINA

    MEU DEUS!!!!!!!!!
    PELO O AMOR DE DEUS TENHA PIEDADE!
    PESSOAS QUE TEM ESTE NIVEL Ñ SABE ONDE PISA E NEM COM QUEM CONVIVE,O VIZINHO DELA DEVE TA RINDO DELA,E SEUS FAMILIARES COM VERGONHA.E VC VACILOU QUANDO FALOU MAL DE NÓS E SE DEUS QUISER AINDA VAI SER PUNIDA.E SEUS AMIGOS PODE ESQUECER OS UNICOS QUE VÃO TE RECEBER SERÃO DO SEU NIVEL ,NUMA HORA DESSA VC JA E O COMENTARIO DO DIA.FAMILIARES DE SEUS AMIGOS DEVE TA TE JUGANDO E MUITOS OUTROS. TÃO NOVA EM VEZ DE EVOLUIR SE DESTRUIU AO INICIO DE SUA CARRERA;E UMA PENA!!!!!
    E QUE OS NORDESTINOS FAÇAM JUSTIÇA!!!!!!!!!!!!!

  12. joaci izidio costa

    Infelizmente , ainda se ver aqui no brasil, principalmente pessoas com essas mentalidades retrogada, Brasil é toda estas regiões maravilhosas , povoadas por brancos negros ,indias amarelos , pardos . Para o nordeste que amo de paixão e para minha cidade Pirapemas Maranhão ver comentarios deste tipo contra nos nordestinos é muito triste . Esta pessoa que faz estes comentarios é uma doente. Te cura viu….estamos aqui no nordeste em 2011. Vc é a unica pessoas no brasil que ainda vive doente.

  13. Jorge Linhares

    Acho bastante equivocado a generalização. Muita gente se utiliza de um comentário como esse, de uma infeliz, para dizer que o povo carioca ou do sudeste não gostam de nordestinos.

    Torço pelo Moto, mas também pelo Flamengo e não vejo nenhum problema nesse fato. O mais lamentável é ouvir de pessoas que sou babaca por torcer por um time do Rio de Janeiro. Babaca por que? Será que tenho, exclusivamente, de torcer somente por um time da minha cidade?! Quer dizer que terei que ouvir músicas somente regionais também ou isso só se conota para o futebol?

    A constituição nos garante o livre pensar, visto isso, sei que posso torcer por time de qualquer estado do país, ou até mesmo, não torcer por ninguém!

    O grande problema é que estão levando o futebol muito a sério. O que era para ser um momento de lazer e entretenimento, tem sido motivo de brigas, mortes, processos, etc.

    Mas o que mais me incomoda é o coitadismo do nordestino! Todo mundo brinca chamando gaucho de viado e eles não ligam. Chamam carioca de malandro, de traficante e eles não ligam. Chamam goiano de caipira e eles não ligam. Mas se chamar um nordestino de NORDESTINO, PASMESM: Ele se ofende!

  14. ROCHA

    O futebol não pode ser vítima desses comentários racistas, de pessoas que nada tem haver com o esporte.Meu time do coração e o MAC,
    que joga duas competições por ano, que por sinal,são totalmente desorganizadas e sem data para terminar.Tenho certeza, que o maior
    público do municipal,no ano, foi na copa do brasil.Ou seja,quando tem competição a massa responde, quando não tem, nos tornamos
    reféns do melhor futebol do planeta,como o campeonato brasileiro serie A por exemplo.

  15. ROCHA

    Clubes como o Flamengo, estão acima de qualquer estado,principalmente o Rio de janeiro.Aqui no nordeste, se concentra a maior parte da sua torcida, torcida de um time nacionalizado pelas grandes mídias esportivas.Se o nordestino torce para um grande time do sudeste,o
    problema não dele,mas da incompetência dos dirigentes de futebol nordestinos que tem times como o Bahia, Ceará,Sampaio,Santa Cruz,que são times de massa(sem falar de times como Vitoria,Náutico e Sport) e não conseguem fazer um campeonato empolgante.Veja a situação do IAPE aqui no MA, vai abandonar o campeonato em pleno andamento.Gente igual a esses, que fizeram esse comentário tem
    aqui também,100% nordestino.Os cara vem lá do sul, mete o pau no MA, e a gente da risada e ainda concorda com tudo que eles falam.
    Tem que ter paixão,tem que ter amor pelo seu seu lugar de origem, coisa que eles lá do sul não tem.

  16. FABIO LEITE

    ESSE TIPO DE COMENTÁRIO SÓ PODIA TER SAIDO DE UMA LOIRA, FILHA TEM COISA QUE VC SABE FAZER MELHOR E SEI QUE ESSES ABESTADOS NÃO REPRESENTAM O POVO CARIOCA MAIS FAZEM UMA GRANDE….

    COMENTÁRIO MODERADO

  17. SUELY

    EU TENHO ORGULHO DE SER NORDESTINA É LAMENTAVEL O QUE ESSA PESSOA COMENTOU, E AINDA BEM QUE NÃO TORÇO PARA ESSE TIME

  18. Beto TUMF

    E ainda tem gente que torce pra essas….

    MOTO CLUB meu único time

    COMENTÁRIO MODERADO

  19. Abel Gonçalves

    Sou PAULISTA, mas morei por 15 anos em São Luis. Hoje sou casado com uma MARANHENSE que me faz sentir a pessoa mais feliz do mundo, Esse negócio que o povo do sul, sudeste é melhor não ta com nada, somos todos iguais. Se no NORDESTE tem problemas, no SUL e SUDESTE tbm tem. O interessante que eles falam tanto do NORDESTE, mas quando bate a neura, pra onde é o refugio desse povo? AS BELAS PRAIAS DO NORDESTE, que por sinal é bem melhor que as do SUL e SUDESTE. Sou PAULISTA com orgulho, mas com mais orgulho ainda falo pra todos saberem, MOREI NA ILHA MAIS BELA DO BRASIL…..SÃO LUIS DO MARANHÃOOO…….da-lhe PAPÃOOOO….rsrsr

  20. AAP SLZ MA

    É lamentável que ainda existam alguns brasileiros preconceitusos. Trabalhei em uma filal no Nordeste de uma empresa do Sudeste e me surpreendi vez após outra com a pergunta: “Vc é daqui mesmo ou é do Sul”? Nada de mais, aparentemente, mas esta pergunta não deixa de expor um pensamento preconceituoso. Preconceito regional, deve ser encarado e punido da mesma forma que as outras manifetações de preconceituosas: raça, sexo, religião, etc.

  21. ACR Motense

    Pior é que ainda tá cheio de babaca que fica endeusando esses times de fora. Queriam ser cariocas e paulistas mas não são. Tomara que um dia esse negócio acabe. Deveríamos ter vergonha de vestir a camisa de um clube que não representa a nossa raiz, a nossa história.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: