Fique sabendo…

0comentário

Oportunidade
O Sebrae acaba de disponibilizar para empresários e empreendedores de todo o país a versão on line de curso que mostra como utilizar a internet para melhorar a gestão do negócio. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pela página www.ead.sebrae.com.br. Também estão disponíveis nas unidades estaduais do Sebrae, três novas oficinas presenciais voltadas para o tema: ‘Como criar um  sitede sucesso’, ‘Como usar um blog para a sua empresa’ e ‘Como abrir uma loja virtual’.

Incentivo à pesquisa
A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) apresentam à comunidade acadêmica maranhense, nesta quarta-feira (8), o XXV Prêmio Jovem Cientista. O evento é aberto ao público e acontece no auditório do Palácio Henrique de La Rocque (Calhau), a partir das 9h.

Seminário
O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, vice-presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), destacou, nesta terça-feira (7), a importância de órgãos reguladores como Controladoria Geral da União (CGU) e Tribunais de Contas para o desenvolvimento dos municípios. Cutrim representou a entidade dos prefeitos no II Seminário Regional de Lideranças, realizado em parceria com o Governo do Estado, na cidade de Santa Inês. Segundo o prefeito, são esses órgãos que acompanham de perto os problemas enfrentados pelos gestores municipais e podem emitir relatórios mais detalhados no processo de descentralização almejado pelo Governo do Estado, que deseja diagnosticar e sanar as deficiências de cada região do Estado.

Prevenção
O Sistema Único de Saúde (SUS) inicia, no dia 18 de junho, a primeira etapa de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2011. Todas as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil. A segunda fase começa no dia 13 de agosto. Nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação, para que elas recebam mais duas gotinhas contra a pólio.

TREcológico
O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão realizará, nesta quarta-feira (8), o “Trecológico 2011 – elegendo o meio ambiente”, das 14 às 19:30 horas, no hall de entrada do TRE. O cronograma do evento contará com exposições de fotos e divulgação de produtos reciclados e de projetos ambientais. O meio ambiente agradece. Participe! 

Desenvolvimento
A governadora Roseana Sarney recebeu, nesta terça-feira (7), no Palácio dos Leões, executivos da OGX e da MPX – empresas que pertencem ao Grupo EBX, do empresário Eike Batista. No encontro, foi discutido, entre outros temas, a implantação de um Plano de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Estado. Estiveram presentes o diretor de Sustentabilidade do EBX, Paulo Monteiro; o presidente da MPX Itaqui, Édio Rodenheber; o gerente de Desenvolvimento de Projeto MPX, Ricardo Lessa; e os secretários de Indústria e Comércio, Maurício Macedo; e de Minas e Energia, Ricardo Guterres.

Capacitação
A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) capacitará os gestores dos municipais, através de sua Escola de Gestão, para o alistamento militar em todos os municípios federados. A medida foi tomada pelo presidente da entidade, prefeito Junior Marreca, em cumprimento ao artigo 143 da Constituição Federal, que trata da obrigação do serviço militar. Para a manutenção de um acordo técnico entre FAMEM e a 27ª Circunscrição do Serviço Militar do Maranhão (CSM), o tenente coronel Pedro Moreira da Silva esteve reunido com a representante da Escola de Gestores da Federação, Tammy Cunha Ramos, nesta terça-feira (7), para acertar o começo das novas aulas de capacitação dos presidentes das juntas de serviços militares dos municípios federados.

Educação tecnológica
Com a finalidade de fomentar a utilização das novas tecnologias na sala de aula, bem como dar continuidade às ações de formação continuada dos profissionais da escola, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) – São Luís 1, está ofertando diversas oficinas a professores de ensino fundamental (1° ao 6º ano) e ensino médio das escolas vinculadas ao núcleo. As escolas interessadas pelas oficinas devem fazer contato para agendamento, através dos telefones: 81160551(Renata) e 88966113 (Derenice) ou pelo email: [email protected].

Prevenção
Unir para combater. É com esse pensamento que a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) firmou parceria com o Centro Nacional de Hanseníase e Dermatologia da Universidade de Uberlândia (MG), com o Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário e com o Laboratório de Genética e Biologia Molecular, ambos da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) para realizar, durante esta semana, a II Campanha de Prevenção da Hanseníase. O mutirão para avaliação clínica atendeu a população nesta terça-feira (7), durante todo o dia, na Unidade de Saúde da Família Pirapora, e segue em outras unidades até sexta, 10.

Serviço
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio da Delegacia Geral da Polícia Civil, informa que todas as delegacias estão em funcionamento para efeito de registros de ocorrências policiais. Mesmo com a paralisação dos delegados da Polícia Civil, os distritos policiais continuam suas atividades de atendimento ao cidadão, realizadas pelos agentes e escrivães para registro dos Boletins de Ocorrência (B.O). No período da noite e durante a madrugada, à população deve procurar os plantões policiais da Reffsa (Central), Vila Embratel, Cidade Operária e Cohatrac. Para registros de ocorrências como perda, extravio ou furto de documentos e/ou pequenos aparelhos eletroeletrônicos, como celulares e notebooks, a SSP também disponibiliza o serviço da Delegacia On line, por meio do endereço eletrônico www.delegaciaonline.ma.gov.br. Caso o cidadão se sinta prejudicado por não conseguir fazer o registro de sua ocorrência, deverá entrar em contato imediatamente com a Delegacia Geral, por meio do telefone (98) 3214-3717 para comunicar o fato, que será averiguado e, caso seja comprovada omissão por parte dos servidores, serão tomadas às providências cabíveis.

Sem comentário para "Fique sabendo…"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: