As vísceras do turismo no Maranhão

7comentários

Bastante oportuno o desabafo feito pelo operador de Turismo, Fábio Henrique, no programa Ponto Final, na Rádio Mirante AM. São questionamentos importantes, de quem está sentindo o problema na própria pele.

Fábio relatou ao jornalista Roberto Fernandes a forma como vem sendo tratado o aniversário de 400 anos de São Luís.

– Eu sou autor de um artigo que foi publicado em determinado jornal da Capital maranhense intitulado “São Luís 400 anos comemorar o que? Nesse artigo eu entro em muitos pontos da sistuação péssima da infraestrutura. São oitocentos e nove milhões de litros de esgotos jogados in natura nas nossas praias. É uma média de um policial para cada oitocentos habitantes. Não há entendimento entre a Prefeitura municipal e o Governo do Estado do Maranhão e só quem sai perdendo com isso é o povo, é a população. E o que é que a gente vai de fato comemorar nestes 400 anos? Absolutamente nada. A situação é caótica. O Centro Histórico de São Luís passa, talvez pelo seu pior momento desde a Abolição da Escravatura – disse.

Fábio critica a passividade da Prefeitura e do Governo do Estado e aponta falhas que estão a olho nú.

– São Luís, hoje passa pelo pior momento da nossa história e a culpa é única e exclusivamente do Governo do Estado, da Prefeitura de São Luís e do Ministério Público também, que tem deixado muito a desejar nas suas tarefas. Infelizmente essa é uma realidade. É o aeroporto que está na situação que está. É a cultura que passa por um grave problema. É o Porto do Itaqui que não tem a mínima infraestrutura para receber um navio de turistas – afirmou.

Fábio faz duras críticas ao secretário Tadeu Palácio.

– A secretaria de Turismo do Estado do Maranhão de todas é a pior. Desde que este cidadão Tadeu Palácio entrou nesta secretaria não foi feito um único projeto para beneficiar o turismo no estado do Maranhão. Ontem mesmo, o deputado Manoel Ribeiro falou sobre a situação do turismo na Assembleia Legislativa. A governadora Roseana sempre apostou no turismo, essa sempre foi uma marca dela. E ela vem e coloca uma figura dessa que não entende absolutamente nada, que está na hora errada, no momento errado, no lugar errado. Só quem está pagando caro somos nós profissionais da área. Para você ter uma ideia, e isso eu estou lhe falando porque eu estava lá. Na Feira Internacional de Turismo de Portugal, o  Tadeu Palácio foi no primeiro dia, na abertura e depois pegou um carro e foi fazer um tour pela Europa com a sua esposa. Esse é o papel do secretário de Turismo do Estado do Maranhão? Infelizmente a gente não vislumbra nenhuma melhoria…. A minha crítica não é política partidária e sim em defesa da população de São Luís e dos 400 anos da nossa cidade – desabafou.

Finalizando, o operador de turismo conclamou a população a participar de um ato previsto para esta quinta-feira.

Amanhã vai haver uma concentração na Praça João Lisboa, às 15h e de lá, nós vamos nos deslocar ao Palácio do Governo e à Prefeitura Municipal de São Luís. Foram convidados estudantes, núcleos teatrais, artistas da terra. Eu fiz um documento, autentiquei no cartório, vamos protocolar na Casa Civil do governo do Estado do Maranhão, na secretaria de Governo da Prefeitura, na Assembleia e na Câmara Municipal, no Ministério Público do Maranhão para que haja, em primeiro lugar um sentimento de todas as autoridades no que tange aos nossos 400 anos – finalizou.

A gente escuta tudo isso e fica sem palavras…

Clique aqui e ouça o desabafo de Fábio Henrique

7 comentários para "As vísceras do turismo no Maranhão"


  1. Gerald

    o “estranho” estava entre aspas.

  2. Gerald

    Sobrou pro anacrônico bode-expiatório. Mas pelos foram nomeados os responsáveis. É “estranho” isso sair num blog da mirante. Alguém será frito. Merecer, merece, mas vai sobrar muito óleo.
    Parabéns, Zeca, por postar a entrevista.

    RESPOSTA: GERALD NÃO ENTENDO. QUANDO SAI AQUI ALGUÉM ESTRANHA, QUANDO NÃO SAI FALAM QUE SOMOS OMISSOS… E COISA E TAL. NÃO ENTENDO.

  3. Gojoba

    Caro zeca soares mesmo que voce desminta a linha editorial de voces e apenas atacar o municipio e o turismo no estado é inoperante

    não adianta nada mais cada maranhense tem o governo que merece até hoje o aeroporto de são luis nao foi reomontado e o que o turista pensa isso?

    e ai kd o prestigio do grupo sarney com o governo federal vc concorda com isso zeca o maranhão hoje vive ao deus dará sem futuro algum nessa área o fábio so disse a verdade me estranha o grupo de comunicação oficial do governo do estado está deixando os ouvintes falar e não ter a sanção do secretário macedão

    RESPOSTA: EU ACHO QUE VOCÊ DESAPRENDEU A LER. LEIA O TEXTO OUTRA VEZ.

  4. Luciano

    MUITO IMPORTANTE A QUESTÃO QUE O FÁBIO LEVANTA ISSO PRECISA SE DITO MESMO QUER O SECRETÁRIO TADEU GOSTE OU NÃO, O PREFEITO E A GOVERNADORA. ISSO É VERGONHOSO. PARABÉNS FÁBIO HENRIQUE PELA SUA CORAGEM.

  5. Diana Serra

    Concordo plenamente com o Fábio Henrique e fico triste por saber que minha cidade está cada dia pior. Ela que é considerada um paraíso lá fora, está virando um caos. Se continuar como está, porque pior não pode ficar, a Beija-Flor vai mudar o enredo para: SÃO LUIS, 400 ANOS: DO LUXO AO LIXO!, como fez Joãozinho Trinta em outros tempos.
    Sem puxar saco, mas a verdade tem que ser dita: quando o Tadeu foi prefeito, São Luis só foi reconhecida como a cidade mais limpa do país, porque tinha uma mulher nc comando, a Tati. A única coisa que ele fez foi sair como o prefeito mais rico do país (assim dizem as más linguas !!!) hé! hé! hé! Por que com o salário de médico?! eu ainda não consegui esse milagre!

    Quanto a diversificação do seu blog, ficou muito melhor, pois até eu passei a acessá-lo todos os dias. Você, principalmente, não seleciona os comentários, deixa todos à vontade, é imparcial. Isso é muito importante, sermos livres para expor as nossas opiniões. Vá em frente!
    GOVERNADORA ! PREFEITO! ACORDEM!

    http://blog.dianaserra.com.br

  6. Gojoba

    Isso não é novidade zecão em se tratando do atual governo não existe turismo algum aliás

    e so olhar pro aeroproto da cidade que está do jeito que está fizeram um puxadinho e até agora não houve uma resposta do atual governo cobrar a infraero a construção e ampliação de um novo aeroporto que ja nao suporta mais.

    somos de motivo de chacota no pais inteior e o pior e o sistema mirante pregar um ufanismo que o maranhão está indo de vendo em pompa com matérias oficiais.

    RESPOSTA: ACHO QUE VOCÊ TEM RAZÃO EM ALGUNS ASPECTOS QUE ABORDA, MAS NÃO CONCORDO QUANDO SE REFERE AO SISTEMA MIRANTE O QUE VOCÊ DIZ NÃO É A VERDADE.

  7. Rosa santos

    Maravilhosa matéria espero que o tade e a governadora vejam.

    RESPOSTA: VOCÊ COMO UMA PESSOA QUE CONHECE BEM O ASSUNTO TEM TODA RAZÃO.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: