Maranhão está livre do risco de transmissão da malária

2comentários

O Maranhão é o único estado da Amazônia Legal que não tem município com alto risco de transmissão da malária. O estado vem mantendo o controle sustentado e houve redução do número de casos da doença na ordem de 41% em relação ao ano de 2009.

O diagnóstico rápido e o tratamento imediato com ações de controle vetorial são as principais causas da redução dos números de casos da doença no estado. Os dados foram apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) durante a XX Avaliação Nacional do Programa de Controle de Malária, realizada em Brasília no mês de junho/2011. Fazem parte da Amazônia Legal também o Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima, Amapá, Pará, Mato Grosso e Tocantins.

O chefe do Departamento de Endemias da SES e Coordenador do Programa Estadual de Controle de Malária, Nelson Miranda Cavaleiro, disse que o Maranhão vem garantindo ao longo dos últimos 10 anos uma redução gradativa e com sustentabilidade dos casos de malária. No ano de 2000, 35 municípios maranhenses apresentavam IPA (Índice Parasitário Anual) classificado de Alto Risco, correspondendo que em cada 1000 habitantes, 14 tinham malária.

Em 2010, nenhum dos 217 municípios do estado apresentou grande volume de casos se comparado com o restante da Amazônia Legal. A maior incidência da doença é registrada em municípios que fazem  fronteira com o Estado do Pará, como Maracacumé, Governador Nunes Freire, Amapá do Maranhão e Cândido Mendes, Centro Novo do Maranhão e Boa Vista do Gurupi. Todos inseridos na área da Unidade Regional de Saúde de Zé Doca.

No ano de 2010 o Maranhão notificou 2.329 casos de malária, correspondendo a 0,72% do total de casos notificados da Amazônia Legal. Em comparação com 2009, o estado apresentou redução de 41,6%.

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por parasitas protozoários do gênero Plasmodium, transmitida por mosquitos. Espalha-se em regiões tropicais e subtropicais, como partes das Américas, Ásia e África. A cada ano há entre 1 e 3 milhões de mortes decorrentes de malária, sendo a maioria de crianças na África Sub-Saariana. Malária é uma das doenças mais comuns e um grande problema de saúde pública em vários países.

As informações são da Secom

2 comentários para "Maranhão está livre do risco de transmissão da malária"


  1. Diana Serra

    CONSIDERAR 2.329 CASOS COMO CONTROLADO, BAIXO EM RELAÇÃO AO TOTAL DE CASOS NA AMAZÔNIA LEGAL? ESTÃO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A DENSIDADE DEMOGRÁFICA?
    ALGUÉM ESTÁ TENTANDO ENGANAR ALGUNS.
    ME DESCULPE HELENA, MAS VOCÊ SE CONTRADIZ AO AFIRMAR: …UMA DEMONSTRAÇÃO DE COMO A SAÚDE ESTÁ SENDO LEVADA A SÉRIO NO MARANHÃO… QUE PRECISAM SER FEITAS COM MAIOR RAPIDEZ PORQUE A SITUAÇÃO ESTÁ BASTANTE COMPLICADA (?!), PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO AOS HOSPITAIS QUE PRECISAM FUNCIONAR A TODO VAPOR.

    http://dianaserra.com.br

  2. Silvia Helena

    Zeca,

    Esta é uma demonstração de como a saúde está sendo levada a sério no Maranhão. É claro que muita coisa ainda precisa melhorar, mas algumas iniciativas mostram que alguma coisa está sendo feita. Só acho que precisam ser feitas com maior rapidez porque a situação está bastante complicada, principalmente em relação aos hospitais que precisam funcionar a todo vapor.

    Silvia Helena

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: