Festa na abertura do JEMs

0comentário

Aberta oficialmente, na noite desta sexta-feira, a 39ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), categoria infanto (de 15 a 17 anos). A solenidade ocorreu no Ginásio Castelinho e contou com a com a participação de diversas autoridades, entre as quais o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, além de lideranças políticas e comunitárias, estudantes/atletas e representantes de federações esportivas do Maranhão.

A cerimônia de abertura dá início à última fase da edição dos JEMs em 2011. Mais de 2.800 estudantes/atletas estarão participando, somente da Etapa Estadual, a partir deste sábado (1º) até o próximo dia 11 de outubro, da maior competição esportiva estudantil do Maranhão. Ao todo, os JEMs deste ano contou com a participação de mais de 20 mil atletas somando-se todas as quatro fases de disputa: Metropolitana/Municipal, Regional, Inter-regional e, agora, a Estadual.

A solenidade desta sexta-feira foi iniciada com o desfile das delegações que irão competir, a partir deste sábado (1º), na fase final dos Jogos Escolares. O desfile contou com a presença de estudantes/atletas de 21 municípios maranhenses, que ocuparam toda a quadra do Ginásio Castelinho e puderam acompanhar os juramentos destinados a atletas e árbitros.

Fabrício Costa Abreu, jogador da modalidade futsal, fez o juramento representando todos os atletas que estão nesta edição dos JEMs. Já Erodax Rocha Caldas, árbitro de handebol, foi o escolhido para representar a sua categoria no juramento oficial.

 Em seguida, o secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, deu boas-vindas aos atletas e afirmou que os JEMs 2011 irão seguir os ideiais olímpicos. “Tenho certeza de que a partir de amanhã estes atletas irão honrar os ideais olímpicos. O Estado do Maranhão, a governadora Roseana Sarney e a Secretaria de Esporte e Lazer têm a honra de receber, em São Luís, estes jovens que estão fazendo a história do esporte no Maranhão”, declarou.

Após o discurso do secretário, a atenção de todos os presentes no ginásio se voltou para o revezamento da tocha olímpica. Nesta edição dos JEMs, a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) inovou e homenageou a equipe de futsal campeã dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) em 1986. Os integrantes daquele time que conquistou, pela primeira vez, um título nacional na modalidade para o Maranhão, foram os encarregados em conduzir a tocha.

Mas coube a Roberto Jorge Farias de Brito, técnico daquela equipe, a responsabilidade de acender a tocha olímpica para que finalmente a 39ª edição dos JEMs pudesse ser aberta oficialmente.

“Foi muito bom termos sidos lembrados pela Sedel pela nossa conquista em 1986. Espero que este reconhecimento sirva de espelho para estes jovens atletas que estão nos JEMs”, disse Roberto Jorge.

Para o secretário-adjunto de Desporto Educacional da Sedel e coordenador da edição deste ano dos JEMs, Alim Maluf Neto, os Jogos Escolares de 2011 siginifiam apenas o começo da reformulação do esporte no Estado. “Os JEMs deste ano são o início da reformulação do esporte em nosso Estado. Fizemos uma competição mais enxuta e que beneficia o atleta. E os campeões de cada modalidade irão representar o Maranhão nas Olimpíadas Escolares. Nosso objetivo foi alcançado”, explicou.

Paulo de Tarso Jr./Sedel (Foto: Biaman Prado)

Sem comentário para "Festa na abertura do JEMs"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: