SUS será discutido na Conferência Estadual de Saúde

2comentários

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, fará nesta quarta-feira a abertura da VIII Conferência Estadual de Saúde, que acontece até quinta-feira, a partir de 8h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. O encontro reunirá servidores da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), representantes dos governos municipais e da sociedade civil.

A conferência tem como tema “Todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”. A
secretária executiva do Conselho Estadual de Saúde (CES), Isabel Macêdo, explicou que foram feitas mobilizações em mais de 200 municípios maranhenses. “A expectativa é que tenhamos uma conferência participativa e engajada nas propostas de fortalecimento do SUS”, acrescentou ela.

As conferências municipais aconteceram desde o mês de maio e reuniram gestores, trabalhadores de saúde e pessoas da sociedade civil organizada. “O secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, determinou que fizéssemos todas as conferências municipais para escolha dos delegados que participarão da grande mobilização que acontecerá em São Luís para traçar propostas de melhorias para a saúde do nosso estado”, completou Isabel Macedo.

Nas conferências municipais foram discutidos temas propostas pelo Conselho Nacional de Saúde, tais como “Todos usam o SUS na dignidade social” e “Política pública – patrimônio do povo brasileiro”.

Programação

Durante a VIII Conferência Estadual de Saúde também serão elaboradas e aprovadas propostas a partir das discussões dos
eixos temáticos e eleitos os delegados para a 14ª Conferência Nacional de Saúde.

No primeiro dia do encontro serão discutidos temas como o acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS, política de saúde na seguridade segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade. Na quinta-feira serão discutidos assuntos relacionados a participação da comunidade no controle social no SUS e gestão do SUS.

Concita Torres/SES

2 comentários para "SUS será discutido na Conferência Estadual de Saúde"


  1. Cristina

    Vamos em frente Ricardão você está dando muito bem conta do recado.

  2. Samir Ewerton

    Só faltou colocar algo básico e elementar no jornalismo: O HORÁRIO

    RESPOSTA: SERÁ A PARTIR DE 8H.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: