Domingo de praia, ou melhor de esgoto!

9comentários

Sol e mar. Essa seria a combinação perfeita para um dia de domingo. Seria, se você não morasse em São Luís. É que por aqui todas as praias estão impróprias para o banho, E nem precisa de um exame microbiológico para atestar isso, basta um olhar mais atento da população.

Em alguns pontos da orla de São Luís, verdadeiros rios de esgoto escorrem em direção ao mar colocando em risco a saúde dos banhistas.  Segundo as autoridades o problema se agravou por causa do crescimento desordenado da cidade e da falta de fiscalização. Falta de fiscalização? Quem é que tem que fiscalizar a construção de prédios e casas em locais sem rede de tratamento de esgoto? Onde está a Secretaria de Meio Ambiente que não age antes dessas obras serem iniciadas? E o Ministério Público? A Caema e Prefeitura de São Luís, onde estão?

É muito fácil ficar emitindo laudo informando o nível de poluição das praias. Quero ver agir!!! Transferir para a população a decisão de mergulhar ou não no mar de esgoto é no mínimo irresponsabilidade. Para a maioria da população – que não tem dinheiro para frequentar clubes ou morar em condomínios e casas com piscina – a praia é a única opção de lazer. É um espaço democrático onde frequenta o rico e o pobre. Será que até isso está sendo tirado da população?  “Olha aquele prédio ali despeja o esgoto dele na praia. Eu não agi quando deveria, mas agora eu estou te avisando que se você mergulhar e adoecer, a culpa é toda sua”. 

Faça-me o favor!!!

9 comentários para "Domingo de praia, ou melhor de esgoto!"


  1. Washington

    Um verdadeiro descaso contra o Povo de São Luís e que os visitam…
    Praias sujas, isso não é de agora e esse problema ja vem de longas datas de outros carnavais como dizem.
    Gestores da capital! Até quando isso vai continuar manchando a nossa história???

  2. Jose luiz

    Caro amigo Zeca, eu aprecio muito seu blogs, eu ando muito por esta cidade abandonada, e sempre tiro algumas fotos interesante,
    como a feira da cidade operaria cheia de urubu, passagem de cadeirante em frente da farmacia de idoso, em frente do terminal,eu queria saber como te mando para publicar no teu blog, caso lhe interessar.

    RESPOSTA: MANDE PARA [email protected]

  3. Tímon falando a verdade.

    Para começo de história: segundo o jornal Correio Brasiliense, em matéria publicada já faz dois anos (JANEIRO DE 2009), São Luís tem as praias mais poluídas do litoral brasilero. Já no início de 2011, o programa Fantástico da REDE GLOBO também publicou que as praias da cidade são as que acumulam maior quantidade de lixo a cada 1 Km (o que prova que nosso povo é bagunceiro mesmo, independente da ação pública para a coleta de material orgânico). Portanto, não se trata de novidade. Por essas e outras é que vemos o porquê do turismo não crescer neste estado, e não crescerá enquanto acharmos que somos uma maravilha. O portal dos lençois maranhenses, por exemplo, deveria deixar de existir, pois cidades como Barreirinhas envergonham – destruam-na e construam outra, organizada, urbanizada, limpa e preparada para o século 22, se é que pensam em ganhar dinheiro de verdade com o maior negócio do mundo. São Luís, por outro lado, igualmente desurbanizada, bagunçada, sem avenidas e ruas decentes para escoar o trânsito, com um Reviver vivendo às moscas e por aí vai, é um péssimo exemplo em um estado onde não escapa qualquer cidade de um crivo mais exigente, nem mesmo a capital da pistolagem nacional que quer ser a pretensa sede do Maranhão do sul. Eis aqui a verdade.

  4. Rogério

    Muita sujeira mesmo.

  5. Duarte

    SÓ MESMO OS IRRESPONSÁVEIS E OS CORAJOSOS É QUE TOMAM BANHO NESSAS PRAIAS IMUDAS AQUI DA CAPITAL.

  6. Léa

    Um absurdo mesmo a sujeira nas praias de São Luís

  7. Lúcia Helena

    A atuação de todos os órgãos nas questões ambientais no Maranhão é realmente pífia. Todos nós sabemos que as praias de São Luís estão sujas e poluídas. Você foi muito feliz ao abordar esta questão que é grave e ninguém faz absolutamente nada. Pior ainda deveriam colocar placas indicativas mostrando que as praias estão impróprias para banho. Nem isso eles fazem.

  8. João Alberto Feques

    Muito bom e parabens pela coragem. No entanto o problema é muiuto grave. Para resolver esse crime ambiental primeiro é preciso vontade politica e lutar muito para obter o volume grande de recursos financeiros para a adequada solução. Portanto é muito sério. Porem a Bahia, o Rio de Janeiro, Fortaleza e outras capitais detentoras de praias, resolveram o problema e ganham com o turismo.
    Parabens.

  9. Paulo Bolivão

    Para entender isso, os nossos gestores públicos tinham que aprender um pouco com a civilização Romana, que ao ocupar as cidades conquistadas, eles procuravam logo cuidar da infraestrutua e principalmente do sistema sanitário e ainda esses mesmos gestores públicos como: Roseana e João Castelo, também deveriam entender um princípio básico da Revolução Francesa, onde os impostos arrecardados, seriam aplicados e melhoria de todos e não em favor de mea dúzia. Volto a repetir políticos como: Roseana, Lobão. Edinho Lobão, Castelo, Gardeninha, Aziz, Aderson Lago, Manoel Ribeiro, Telma Pinheiro, Pereirinha e outros que estão aí na política, enquanto esses não saírem o Maranhão todo nunca sairá dessa situação.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: