Seduc e educadores discutem proposta salarial

2comentários

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) voltam a se reunir nesta terça-feira (18) para discussão do Projeto de Lei que trata da Implantação do Piso Salarial Nacional dos Profissionais do Magistério da Educação Básica.

Conforme texto do projeto de Lei, foram realizados estudos de viabilidade do reajuste dos vencimentos dos professores em 38,84% para as faixas salariais correspondentes às classes I e II que, atualmente, estão recebendo vencimentos abaixo do valor fixado pela lei, que instituiu o piso salarial nacional da categoria. Já para as faixas salariais que recebem acima do piso, o reajuste proposto é de 20%.

Um ponto a destacar é que o governo do Maranhão irá pagar o piso salarial nacional determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que é de R$ 1.187,08, para 40 horas semanais, sendo que no estado a jornada é de 20 horas semanais.

Ao longo dos últimos meses, o Governo tem realizado reuniões ordinárias com a direção do sindicato, que fazem parte da mesa permanente de negociação. Além destes encontros, também vem sendo realizadas reuniões extraordinárias com o Sinproesemma. No início desta semana, a direção do sindicato encaminhou nova proposta ao Governo que será discutida na reunião que se realizará na terça-feira (18).

No último dia 27 de setembro, o Governo, por intermédio da Seduc, formalizou à diretoria do Sinproesemma, proposta salarial que prevê reajuste de 20% no vencimento da categoria, dos quais 12% serão aplicados no mês de outubro e o restante será pago de forma escalonada nos meses de março e setembro de 2012. Ressalta-se que junto com a proposta foram entregues também ao Sindicato tabelas nominais com os novos valores a serem praticados, incluindo a incorporação da Gratificação de Atividade do Magistério (GAM).

2 comentários para "Seduc e educadores discutem proposta salarial"


  1. nagila

    CAMPEÃO MARANHENSE DE VERGONHA
    Neste Domingo o time do Sampaio Correira se sagrou campeão da primeira fase da Copa União, como se ninguém Já soubesse disso, já que desde o começo do campeonato tudo era esquematizado para o tal feito. Se eu fosse torcedor do Sampaio eu teria vergonha de comemorar tal titulo ganhado a base da roubalheira, dos esquemas mais deixa o Sampaio ir para a Copa do Brasil, para a Série D, sendo que esses campeonatos ele não passa da primeira fase porque não da para ele fazer esquema e ainda fica o presidente do Sampaio querendo da uma de certinho como se o time dele tivesse ganhado na raça.Só para entender melhor, no jogo da final o juiz marcou um pênalti com menos de 10 minutos de jogo é deu cartão amarelo para a maioria dos jogadores do cavalo é expulsou dois jogadores do Imperatriz
    SAMPAIO 04 X 01 IMPERATRIZ
    PARABÊNS JOGADORES DO CAVALO PARA A NOSSA TORCIDA VOCÊS FORAM OS CAMPEÕES

  2. Prof TRINTA FREITAS

    Muito satisfatório ver o SINDICATO lutnado pelo reajustes salaraias da categoria, embora saibamos só pra isso que o msm serve! Reformular o ESTATUTO, dar assistência aos EDUCADORES do interior, prestar inforamações real a categoria nada, daí não podemos contar com o nosso sindicato no que diz respeito a excedentes, as categorias que estão e/ou estavão em greve nesse momento os correios e o banco do brasil, cobram do governo a convocação de excedentes dos concursos para melhorar a qualidade do atendimento. e o SINPROSSEMA o que faz? absolutamente nada, só pensa em dinheiro, como isso fosse a principal solução para uma educação de melhor qualidade. meus amigos excedentes, infelizmente não podemos contar com o sindicato, só podemos lamentar e torcer pra que a governadora nos chame, ou se não, esperarmos o próximo concurso.

    No PI, foi realizado um concurso na mesma época desse do nosso estado….e agora, o “governado autorizou, durante solenidade em homenagem ao Dia dos Professores a convocação de 700 professores aprovados em concurso realizado no ano de 2009 e homologado em fevereiro de 2010. E também assegurou a realização de novo concurso para a categoria no início de 2012. A contratação de servidores para a área de educação é uma das reivindicações do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Piauí (Sinte-PI). No último movimento grevista da categoria, foi acertada a contratação de 700 professores para iniciarem seus trabalhos no começo do período letivo de 2012.”

    O Maranhão bem que poderia seguir o mesmo exemplo, né? Carência tem muita… mas interesse tem pouco. O desmonte da educação no Brasil é o único projeto que todos os governos conseguem dá continuidade.

    TODA NAÇÃO PRA SE DESENVOLVER, TEM A SUA BASE NA EDUCAÇÃO DE SEU POVO!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: