Nova gestão na Lagoa da Jansen

8comentários

A gestão do Parque Ecológico da Lagoa da Jansen já está sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais – SEMA. A mudança é fruto do Decreto Estadual n° 28.690, de 14 de novembro do corrente, que promoveu a reclassificação do Parque Ecológico da Lagoa para a categoria de Unidade de Conservação de Uso Sustentável do tipo Área de Proteção Ambiental (APA).

Com isso, a SEMA passa a gerir o espaço, que tem área total de 196,9 hectares, ficando responsável pela gestão, administração e fiscalização e promovendo as articulações intersetoriais necessárias para a gestão integrada, observadas as vocações do local.

Para cumprir a determinação, de imediato a Sema deverá viabilizar a contratação de serviços necessários à manutenção, conservação, lazer, limpeza e vigilância. Nesse sentido, de forma emergencial e em parceria com empresas privadas [Vale e Alumar], a Secretaria empreendeu na última semana serviços de limpeza e capina do local e está tratando agora dos reparos na iluminação e nos equipamentos de convivência e também reforçando, junto aos órgãos de Segurança, a necessidade de ampliar o policiamento da área.

Como marco desse momento de mudança na gestão, a Sema promove no local, neste final de semana [dias 15 e 16/12], o evento “Viva Maranhão Sustentável: Virada do Maranhão pela Sustentabilidade”, com uma ampla programação abrangendo atividades culturais, esportivas e de conscientização ambiental.

De acordo com o secretário Victor Mendes, neste momento os técnicos da Sema estão elaborando um diagnóstico, para levantar os problemas emergenciais e traçar um plano de ação para as medidas mais urgentes. Quanto às ações de longo prazo, a Sema em parceria com outros órgãos e instituições afins deverá elaborar o Plano de Manejo Sustentável da APA Lagoa da Jansen, bem como formar um Conselho Gestor, visando ao gerenciamento participativo e integrado da área.

Além de monitorar, fiscalizar e acompanhar as atividades desenvolvidas na área, a Sema quer priorizar a busca de recursos e parcerias para viabilizar ações de combate à poluição e a promoção de programas de educação ambiental e de atividades que assegurem a proteção da biodiversidade e o uso racional da área.

“Nesse sentido, estamos vamos buscar convênios, parcerias ou acordos com órgãos, entidades públicas ou privadas, nacionais e internacionais, entidades do terceiro setor ou paraestatais e organizações não governamentais, que possam complementar as intervenções do estado, de modo que a população e os nossos visitantes possam desfrutar das belezas e atrativos que a Lagoa da Jansen pode oferecer”, explicou o secretário Victor Mendes.

8 comentários para "Nova gestão na Lagoa da Jansen"


  1. Otávio

    Vamos esperar que funcione a partir de agora porque está uma vergonha.

  2. Antonio Carlos

    Se o secretário Victor Mendes fizer a metade do que ele fez na recuperação velha SEMA, tão espoliada, a Lagoa virará uma área digna do povo de São Luís. Eu acredito!

  3. Verde

    Parabéns ao Victor Mendes por mais essa missão importante.

  4. Mauro

    Agora tem tudo para funcionar como bem disse o secretário Joaquim Haickel.

  5. Joaquim Haickel

    Desde que assumi a SEDEL também assumi o encargo de gestor do comitê administrativo da Lagoa da Jansen, do qual também faziam parte os secretários de infraestrutura, de meio ambiente, de cidades, de cultura, de administração e de segurança.
    Não poderia dar certo a fato de sete secretarias ficarem encarregadas de administrar um único logradouro público.
    Acredito que o modelo de gestão implantado anteriormente foi feito exatamente para não funcionar e eu disse isso muitas vezes e tentei desatar os nós dados por essa visão equivocada da administração anterior.
    Passou-se o tempo e eu constantemente buscava soluções para os problemas de gerir todo aquele patrimônio público.
    A SINFRA deveria fazer as obras de manutenção. O SEMA e a SECID deveriam se responsabilizar pelos aspectos de preservação ambiental e urbanística, a SECMA e a SEDEL deveriam se responsabilizar pela utilização dos espaços lúdicos atinentes a suas áreas, enquanto a segurança seria feita pela SEGUSP e a parte administrativa e financeira ficaria por conta da SEADM. Todas essas ações dirigidas pela menor das sete secretarias envolvidas, a SEDEL, pois no governo que idealizou essa loucura era uma das mais prestigiadas, mesmo que os motivos de todo aquele prestigio fosse meramente interesse financeiro e eleitoreiro.
    O que se viu quando a Governadora Roseana assumiu o governo em 2009 foi que esse modelo não funcionaria de modo algum.
    Agora depois de tanto alertarmos, o governo muda a forma de gestão da Lagoa e me parece que de forma muito mais coerente e acertada.
    A Sedel não tinha e não tem o orçamento que a SEMA tem para fazer o que precisa ser feito, para que se tenha na Lagoa da Jansen um dos melhores e mais aprazíveis logradouros públicos de nossa capital.
    A SEDEL ainda continua fazendo parte do comitê gestor da Lagoa, e continuará a fazer tudo que estiver ao seu alcance para desenvolver as práticas esportivas e incentivar o lazer naquele maravilhoso logradouro de nossa cidade.

  6. jUninho

    Essa gestão pessima , ja tava na ora de cair fora …tudo isolado e largado um lugar tão linndo …agora essas secretarias miseraveis tem que trabalhar …sangues sugas do dinheiro publico , tem que botar a mão na inchada e trampar …Basta de usar dinheiro para fuins pesoiais e pensar na maioria , como fazem os europeus . Maranhão tem mujito rico ,as custas de pulitica ! Basta vams mudar !!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Cristina

    Espero que a Lagoa venha realmente a ser revitalizada a partir de agora e que desenvolva vários projetos estimulando a prática do esporte, lazer aliada a práticas ambientais.

  8. Pedro

    Já estava mais do que na hora disto ser feito pois nunca entendi como um lugar lindo e maravilhoso desses pudesse ficar jogado e sem uma manutenção, além de ser um dos principais cartōes de visita de São Luís.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: