Município é obrigado a pagar salários atrasados

3comentários

paulinhaA pedido do Ministério Público do Maranhão, a Justiça concedeu, em 19 de dezembro, medida liminar, determinando o bloqueio de 60% dos recursos relativos ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de Monção (localizado a 244km de São Luís), para o pagamento dos salários atrasados dos servidores municipais.

No prazo de 48 horas, o secretário de administração, chefe de setor pessoal ou chefe de gabinete da prefeitura deve apresentar a folha de pagamento de todos os servidores municipais cujos salários estão atrasados, para que o pagamento seja providenciado.

O bloqueio das contas deve se estender pelo prazo necessário para a regularização de todos os vencimentos.

A decisão acolhe solicitação de Ação Civil Pública proposta pelo promotor de justiça Marco Antonio Santos Amorim, que responde pela Comarca de Monção. Assinou a decisão a juíza Clécia Pereira Monteiro.

Do mês de julho a outubro de 2012, os salários dos servidores municipais não foram pagos. Na ação, o promotor de justiça frisou que o município recebe regularmente os recursos do Governo Federal relativos ao FPM, Sistema Único de Saúde (SUS) e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Portanto, não existe razão para a inadimplência. “É evidente que o atraso decorre da má vontade da gestora de Monção”, disse Marco Antonio Amorim.

Em caso de descumprimento, será imposta ao município uma multa diária no valor de R$ 5 mil. Está prevista ainda uma multa de R$ 2 mil por dia de atraso se o Banco do Brasil, responsável pelas contas de Monção, não providenciar o bloqueio, para garantir o pagamento dos servidores.

Atualmente, a prefeita do município é Paula Francinete da Silva Nascimento (foto), que vai deixar o cargo em janeiro.

3 comentários para "Município é obrigado a pagar salários atrasados"


  1. Maria José

    ATENÇÃO PAÇO DO LUMIAR NÃO PAGOU OS SALARIOS E NEM O DECIMO DOS SERVIDORES PRINCIPALMENTE DOS PROFESSORES CONTRATADOS ESTES SÃO OS QUE FICAM NO ESQUECIMENTO.

  2. Manoel

    Já estava na hora dessa medida.

  3. Fábio

    Verdadeiramente essa safra de prefeitos não foi nada boa e cheia de problemas.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: