Joaquim aponta prioridades para 2013

4comentários

joaquimhaickelO secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel destaca em entrevista ao Blog do Zeca Soares que a conclusão da obra de reconstrução do ginásio Costa Rodrigues, a reforma de todo o Complexo Esportivo do Outeiro da Cruz e a manutenção do estádio Castelão estão entre as prioridades da Sedel para 2013.

Segundo o secretário, o governo deverá uma licitação para que empresas privadas possam gerir o principal símbolo do esporte no Maranhão.

Joaquim Haickel garante que a Sedel, em 213, fará  tudo que estiver ao seu alcance para incentivar, apoiar e desenvolver as praticas esportivas em todo o Maranhão.

Leia a entrevista

1 – Qual o balanço das ações da Sedel em 2012?

Joaquim – Administrativamente 2012 foi menos produtivo que 2011. Isso se deve ao fato de 2011 ter sido financeiramente, um ano melhor que o que hora se finda e não que tivéssemos um desempenho inferior na execução de nossas ações. Em 2012 algumas decisões tomadas pelo governo federal  deixaram estados e municípios em uma delicada situação financeira, o que se reflete fortemente em nosso desempenho, mas nada que comprometesse nosso foco e nossas metas.

2 – Qual a contribuição da Lei do Incentivo ao esporte maranhense em 2012?

Joaquim – A lei já é um grande sucesso. Pela primeira vez na história do Maranhão tivemos, a sociedade organizada, os contribuintes e o governo, participando conjuntamente em ações que resultaram em fortalecimento e engrandecimento do nosso esporte e da nossa cultura. Confesso que me sinto orgulhoso e realizado por essas ações resultarem de um projeto de lei de minha autoria, quando fui deputado, e que foi em tão boa hora transformado em lei pela governadora Roseana Sarney. O limite para o esporte em 2012 era de 13 milhões e só conseguimos realizar pouco mais de cinco milhões. Ainda estamos no começo, de certa forma aprendendo no dia a dia. Em 2012 projetos importantes foram realizados e espero que em 2013, possamos fazer muito mais.

3 – Este ano tivemos a entrega pelo governo do Estado do estádio Castelão. A manutenção do Castelão é o principal desafio da Sedel para 2013?

Joaquim – Com toda certeza. Para 2013 temos algumas grandes metas. Garantirmos o funcionamento sustentável do Castelão é uma das principais. Acredito que devamos fazer uma licitação para que empresas privadas possam gerir nosso estádio, fazendo como já ocorre nos grandes centros do futebol do Brasil e do Mundo. Nos quatro primeiros jogos, depois da reinauguração, os torcedores demonstraram que se tivermos bons espetáculos eles prestigiarão. Foram mais de 160 mil torcedores nesses jogos. Muita gente achava que o estádio seria um elefante branco. Já provamos que não é, mas reconhecemos que sua manutenção requer recursos com os quais não contamos em nosso orçamento para 2013.

4 – O Castelão foi fundamental para o sucesso do Sampaio e resgate do nosso futebol com a volta do torcedor. O que fazer para manter acesa essa chama em 2013?

Joaquim – Fortalecer o futebol através de apoio a FMF e aos clubes, principalmente via o projeto Viva a Nota, que em 2013 tem que sair do papel, sob pena de acontecer um desastre nesse setor. Além disso, gostaria de reafirmar que a lei de incentivo pode ser usada para as categorias de base, basta que os clubes se organizem e pleiteiem de forma correta.

5 – Que outros projetos serão implantados ou reforçados na sua gestão à frente da Sedel em 2013?

Joaquim – É prioridade a finalização da obra de reconstrução do Costa Rodrigues que por motivos diversos não tem sido tão ágil como desejávamos, mas acredito que agora já falta pouco. Sei que 2013 será um ano difícil, mas espero que parte do recurso que o governo anuncia que o Maranhão receberá seja investido na reforma do Complexo Esportivo do Outeiro da Cruz.

6 – Qual a sua mensagem de fim de ano aos desportistas maranhenses.

Joaquim – Além de desejar a todos um ano de 2013 cheio de saúde e prosperidade, aproveito para reafirmar aos que como eu amam os esportes, que nós da SEDEL, faremos tudo que estiver ao nosso alcance para incentivar, apoiar e desenvolver as praticas esportivas em todo o Maranhão.

4 comentários para "Joaquim aponta prioridades para 2013"


  1. Ana Avelar Muniz

    Parabéns Secretário Joaquim Haickel pelo belíssimo trabalho que vem desenvolvendo a frente da secretaria de esportes… a sua secretaria é uma das únicas que vem mostrando um grande trabalho com projetos relacionados a comunidade e que visam a melhoria para a população ludovicense. Parabéns… desde que assumiu já tinha certeza que o esporte maranhense tinha muito a ganhar com o senhor que é tão competente e de uma inteligência divina.

  2. Joaquim Haickel

    Para que o secretário ou a secretária que ele dirige tenha projetos para o interior é necessário que haja recursos para tal. Projetos o secretário tem muitos e os tem realizado dentro de seu orçamento, que é o fator que direciona as realizações de sua secretária.
    Quanto a arquibancada do Estádio Renê Bayma, a sugestão é que um dos deputados votados no município de Codó inclua na sua lista de emendas recursos para ampliação e reforma do estádio.

  3. Raimundo Coelho

    E para o interior o Secretário, não tem nenhum projeto, como sujestão, melhore a infraestrutura do estádio Municipal Renê Bayma na Cidade de Codó, Estado do Maranhão, estre elas, falta cobertura da arquibancada que fica para o lado do HGM, abraço e um Feliz 2013.

  4. Raimundo Coelho

    E para o interior, o Secretário não tem nenhum projeto. Como sujestão, melhore a infraestrutura do Estádio Municipal Renê Bayma, da cidade de Codo Estado do Maranhão incluindo,a arquibancada do lado do HGM,

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: