Cuidado na estrada

0comentário

transito2

Com a chegada das chuvas neste mês de janeiro é importante que os motoristas redobrem a atenção para evitar os riscos de acidentes e perigos de dirigir no período chuvoso. O alerta é do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MA).

De acordo com a chefe do setor de orientação para o trânsito do Detran/MA, Lindinalva Ribeiro, a paciência e a atenção precisam andar de mãos dadas com os condutores maranhenses, principalmente no período chuvoso.

“Nós sabemos dos perigos que as chuvas trazem, principalmente no trânsito. Por isso recomendamos que os condutores redobrem a atenção, já que a visibilidade diminui. E que tenham o máximo de paciência, evitem a velocidade alta e verifiquem as condições dos veículos”, alertou a educadora.

Em relação à vistoria no veículo, Lindinalva Ribeiro lembra também sobre as condições dos pneus, que necessitam ser inspecionados, uma vez que esses itens são os que mais sofrem com as chuvas e, consequentemente, trazem perigo ao condutor.

“Ações básicas e simples como verificar a situação do limpador de pára-brisa, manter uma distancia segura em relação ao veículo da frente e diminuir a velocidade facilitam e muito a vida dos condutores durante o período das chuvas”, destacou Lindinalva Ribeiro.

Outro fator que pode prejudicar a vida dos motoristas é a aquaplanagem, que significa a falta de aderência do pneu com a pista, e que faz com que o veículo derrape e o condutor perca o controle do automóvel. A estabilidade de um veículo depende do contato entre os pneus e o solo, portanto, à medida que a velocidade aumenta, esse contato diminui devido à penetração de ar entre a pista e o veículo.

Dicas do Detran-MA para os motoristas em período de chuva:

– Ao perceber acúmulo de água na pista, diminua a velocidade.

– Acenda as lanternas e os faróis baixos, para facilitar que seu carro seja visto por outros condutores.

– Evite frear de maneira brusca, para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência.

– Não fume para evitar o embaçamento do vidro.

– Não use as poças d’água para ‘lavar’ seu veículo. Muitos acidentes começam assim.

– Se tiver de passar por um trecho alagado, verifique a altura da água. Até a metade da roda, você tem condições de dirigir. Acima disso, o veículo fica exposto a panes mecânicas. Tenha calma e aguarde o nível da água baixar.

Sem comentário para "Cuidado na estrada"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: