Entrevista com Lula Fylho

1comentário

lulaO secretário de Turismo de São Luís, Lula Fylho é o entrevista desta segunda-feira no Blog de Zeca Soares.

Lula fala sobre a importância do alinhamento das ações de turismo entre o município e o Estado, destaca a importância para a capital maranhense de ter neste momento o ministro do Turismo e o presidente da Embratur no cargo e antecipa algumas ações que serão realizadas pela prefeitura no Carnaval deste ano.

Leia a entrevista

Blog – Como o município de São Luís deve explorar o fato do Ministério do Turismo e a Embratur ter à frente dois maranhenses?

Lula – Esse é um fato único e super importante em favor do nosso turismo. É preciso um esforço supra partidário para que possamos unir forças em prol da nossa cidade. É preciso elevá-la ao patamar de forte destino turístico, gerando emprego e renda para a nossa população. Iremos buscar parcerias com os dois órgãos e trabalharemos juntos, pois os objetivos de todos são similares – desenvolver nossa cidade e nossa gente

Blog – O senhor defende o alinhamento das ações na área do turismo entre Estado e Município? Qual o melhor caminho?

Lula – O município é que é possui atrativos turísticos, o Estado deve ser o catalisador e agente participativo do processo como um todo. O turista não visita um Estado, mas sim os municípios desse Estado. Tendo em vista essa consideração, o somatório de forças e a clareza dos papéis de cada um são fundamentais para somarmos força e ampliarmos os ganhos para ambos. O melhor caminho é estabelecer relações institucionais em que ambos sejam protagonistas e nenhum assuma papel de coadjuvante. Os interesses são comuns, por que, então, o esforço deveria ser fragmentado? Buscaremos uma parceria em que o município de São Luis seja respeitado e valorizado. O objetivo é somar e multiplicar ganhos e não dividir ou diminuir benefícios.

Blog – Uma pergunta que parece básica, mas que é necessária ser feita ao senhor que assume o cargo agora. O que fazer para que os turistas que visitam São Luís retornem à nossa cidade?

Lula – Favorecer o turismo de experiência, temos que ter atrativos que cada vez favoreçam a convivência entre a nossa população que possui características fortes de hospitalidade e alegria. Temos a cultura e gastronomia muito fortes, temos que utilizar esses dois pontos fortes nosso de modo em que o turista vivencie momentos mágicos ao lado da nossa gente.

Blog – Qual seria a sua ideia inicial para fortalecer o turismo em Sâo Luís?

Lula – Temos que dá atenção às questões estruturantes (cuidados com o Centro Histórico, segurança, etc.) e a promoção estratégica. Esse equilíbrio entre os dois fatores fará com que possamos atrair o turista que agregará valor aos negócios relacionados a cadeia do turismo e possibilitará a boa repercussão do destino São Luis. Iremos estabelecer que feiras e eventos serão prioritários participarmos, mas buscaremos – urgentemente – parcerias com as secretarias de obras, Impur, Fump, Semusp, Semcas e outras afins para efetivar ações emergenciais na nossa cidade, em áreas eminentemente turísticas.

Blog – O primeiro desafio será o Carnaval. De que forma o senhor pretende trabalhar o turismo neste período?

Lula – Iremos intensificar ações de boas vindas em hotéis, no aeroporto e na rodoviária. Estamos estudando uma forma de viabilizar o carnaval na Litorânea e no Centro Histórico. Também iremos aproveitar para fazer bastante pesquisas e entender melhor o nosso estágio em relação a percepção do turista e da nossa população. É importante salientar que estamos pegando uma prefeitura falida, com restos a pagar gigantescos e que algumas brincadeiras e fornecedores do Carnaval do ano passado ainda não receberam pelos seus serviços. Ainda assim entendemos que o Carnaval é uma grande festa popular que faz melhorar a autoestima do nosso povo e gera oportunidades de negócios, portanto, todo o esforço está sendo feito pelo Secretário Francisco Gonçalves e com o apoio do Secretário Márcio Jerry e meu para fazermos uma grande festa.

1 comentário para "Entrevista com Lula Fylho"


  1. Justiceiro

    O nosso centro histórico só uréia, as nossas praias só colifomio fecal, acreditamos se aumentamos tudo isso que esta aí, o número de turista com certeza vai dobra, e o lixo aumentar nas ruas isso e que o turista gosta.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: