Gás natural no Maranhão

4comentários

AZV_5936_redO campo de Gavião Real, operado pela OGX Maranhão, tornou-se o primeiro produtor na bacia do Parnaíba, com vazão inicial de 10 Mm3/d de gás natural no mês de novembro. O campo com maior produção de gás natural foi o de Manati, na bacia de Camamu, com média de 6,3 MMm3/d e o  campo com maior produção de petróleo foi Marlim Sul, na bacia de Campos, com média de 304,7 Mbbl/d.

A produção de petróleo e gás natural no Pré-sal em novembro aumentou 25,6% em relação ao mês anterior, estabelecendo um novo recorde. Foram produzidos 227,6 Mbbl/d de petróleo e 7,1 MMm3/d de gás natural, totalizando 272,1 Mboe/d. Dois novos poços iniciaram a produção nos campos de Jubarte e Marlim Leste, elevando o total de poços em reservatórios do Pré-sal para 15, sendo 2 em Jubarte, 4 em Lula, 2 em Marlim Leste, 1 em Barracuda, 4 em Baleia Azul, 1 em reservatório compartilhado pelos campos de Caratinga e Barracuda e 1 em reservatório compartilhado pelos campos de Marlim e Voador.

AZV_5867_redA produção de gás natural no Brasil foi de 73,3 MMm3/d, superando em 0,5% o recorde obtido em outubro, de 73 MMm3/d. Em relação a novembro de 2011 o aumento foi de 8%. Já a produção de petróleo cresceu 1,7% em relação a outubro de 2012, registrando cerca de 2.045 Mbbl/d. Somadas, as produções de petróleo e gás natural totalizam aproximadamente 2.506 Mboe/d.

No mês de novembro de 2012, 315 concessões operadas por 28 empresas foram responsáveis pela produção nacional por meio de 771 poços marítimos e 8.268 terrestres. Aproximadamente 91% da produção de petróleo e 77% da produção de gás natural foram explotados de campos marítimos e cerca de 94% de campos operados pela Petrobras.

4 comentários para "Gás natural no Maranhão"


  1. ADRIANO ARAUJO

    preciso de vaga de topografo em SANTO ANTONIO DOS LOPES

  2. Reinaldo Avelar

    Enquanto isso as comunidades quilombolas de Lima Campos sofrem com a ação da OGX, eles entram não falam com ninguém não levam em conta aquele povo que vive nas comunidades a mais de cem anos e eles não querem nem saber passam por cima de tudo alegam que estão respaldados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente que é quem emite a licença ambiental este é o desenvolvimento que não leva em comta a presença do cidadão, vejam até as cozinheiras vem de fora imaginem os técnicos

  3. madson araujo

    Transforma esta medidas ou quantidade numa linguagem mais popular , OBG.

  4. flavio espindola

    vc copiou essa noticia de que site especializado na área?
    abraço zeca.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: