A meta é o título

0comentário

iziane

Uma equipe forte para a temporada 2013 da Liga de Basquete Feminino (LBF). É desta forma que a ala maranhense Iziane Castro avalia o time do Maranhão Basquete este ano. Além de poder contar com uma das principais jogadoras do país, o MB chegará à sua segunda participação no torneio nacional com nomes de grande destaque no cenário brasileiro e até mundial. Por esse motivo, Iziane acredita em uma campanha melhor do que a de 2012, quando o MB foi eliminado nas quartas de final. Segundo a atleta, chegar à decisão é um sonho que pode virar realidade.

Mesmo acreditando no potencial do Maranhão Basquete para esta temporada da LBF, Iziane mantém os pés no chão. Para ela, as equipe de Americana-Sp e do Sport-PE são favoritas para a conquista do título deste ano. No entanto, a ala analisa que se houver um entrosamento rápido do time maranhense, é possível brigar no mesmo nível que as equipes rivais.

“Acredito que a final seja nossa meta. Ganhar é consequência do trabalho. A equipe, com os nomes que temos, é possível chegarmos à final. Essa é a meta que coloco na minha cabeça com esse grupo. Lógico que vai depender do entrosamento, de como vamos começar a competição e nos adequarmos umas as outras porque é um grupo que ainda não jogou junto. No entanto, temos jogadoras que já jogaram juntas e isso ajuda um pouco. Acho que essas o Maranhão Basquete, Americana e o Sport são as equipes mais destacadas este ano. A equipe do São José também está bem. Ela surpreendeu ano passado e se reforçou este ano”, disse.

Para este ano, o Maranhão Basquete reformulou praticamente todo o elenco da última temporada. Dentre os destaques para 2013, o time maranhense se reforçou com cinco jogadoras que vieram da equipe de Ourinhos-SP, vice-campeã paulista. Dentre os reforços, o MB contará com a ala-pivô Damires, eleita a melhor jogadora do Mundial Sub-19 no ano passado, as pivôs Kelly, nona melhor reboteira da última LBF (média de 7,6) e a cubana Plutin, além da armadora Bethânia terceira principal jogadora em número de assistências na LBF 2012/2013 e a ala Patrícia Chuca. O MB também contará com as armadoras Cacá e Roberta.

Apoio da torcida

Mas Iziane sabe que não será apenas as novas jogadoras que farão a diferença dentro de quadra. É importante que o torcedor maranhense volte a comparecer no Ginásio Castelinho para apoiar e incentivar a o Maranhão Basquete. A força que vem das arquibancadas quando o ginásio está lotado será um dos trunfos para o MB conquistar vitórias e chegar na tão sonhada final da LBF.

“O torcedor é coringa disso tudo. O torcedor vem mesmo como o sexto jogador. Jogar em um ginásio cheio onde a torcida torce para o outro time, é difícil. Eu já tive nessa situação e por mais que você esteja focado, você ver aquele povo todo como sexto jogador para o outro time não é fácil de levar. Por isso, esperamos que o povo maranhense esteja nos apoiando durante toda a temporada assim como fez em 2012”, comentou Iziane.

Figura do Barbosa

Em 2013, o Maranhão Basquete terá em quadra um grupo ainda mais forte do que o da temporada passada e continuará com apoio da torcida que deverá lotar o Ginásio Castelinho logo a partir da estreia da equipe diante do Sport-PE no próximo dia 27 deste mês. No entanto, o MB também se reforçou fora de quadra: O time maranhense conta, ainda, com a experiência de Antônio Carlos Barbosa, novo manager do MB.

E a presença de Barbosa é tida como bastante positiva para Iziane, que já foi comandada pelo ex-técnico. Tanto que a ala maranhense é só elogios ao novo manager do time. “Ele traz muitas coisas. Além da experiência de muitos anos no basquete feminino, ele tem um convívio muito bom de grupo. Acho que ele é um grande profissional e tem muito a somar, dar muita experiência a nossa comissão técnica e dar uma certa segurança para o Betinho Lima e os auxiliares trabalharem”.

Mas não apenas a equipe do Maranhão Basquete terá muito a ganhar com Antônio Carlos Barbosa. Para Iziane, o novo manager do MB poderá ajudar ainda no desenvolvimento dos técnicos maranhenses, uma vez que é inegável a competência de Barbosa quando o assunto é basquete.

“Com certeza ele pode ajudar a desenvolver nossos profissionais. Os treinos são abertos e qualquer profissional pode assistir aos treinos e tomar suas anotações. Acho que o Barbosa já jogou muita coisa: Mundiais, Olimpíadas. A experiência dele é imensa e ele é uma pessoa muito boa, que gosta de ajudar. A gente sabe que ele é uma pessoa que se compromete em ajudar e tem muita experiência técnica que a gente pode tomar proveito. É importante em se pensar em clínicas para os técnicos para deixar de legado do Maranhão Basquete. O que ele tem de técnica para passar, comparado aos nossos profissionais, é imensurável”, analisou Iziane.

Apresentação

A diretoria do Maranhão Basquete confirmou para esta quarta-feira (9), a apresentação oficial do elenco e da comissão técnica para temporada 2013. O evento será realizado a partir das 19h, no Hotel Praia Mar, no bairro da Ponta d’Areia.

Sem comentário para "A meta é o título"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: