Ribamar é destaque

1comentário

ribamar1

O município de São José de Ribamar voltou a ser destaque no cenário nacional da administração pública. O Programa de Aquisição de Alimentos (PPA) executado pelo governo do prefeito Gil Cutrim (PMDB), também conhecido como Compra Local, foi indicado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) como sendo um dos três melhores do Brasil.

A informação foi confirmada pela coordenadora geral de Sistemas Locais de Abastecimento Alimentar do Ministério, Elenita Correia da Silva, em comunicado enviado à Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São José de Ribamar (SEMAGRI).

A experiência exitosa do PPA de São José de Ribamar, que conta com o apoio do Governo Federal, será apresentada por Gil Cutrim durante encontro de gestores, dentre eles vários prefeitos brasileiros, que será realizado pelo MDS ainda este mês em Brasília.

“A indicação do Ministério, apontando nosso Compra Local como um dos melhores e mais eficientes do país, é mais uma prova concreta de que a administração está no caminho certo, executando com transparência e seriedade políticas públicas que estão gerando emprego e renda para os ribamarenses”, avaliou o prefeito.

ribamar2
Funcionando como referência para o governo do Estado e para várias prefeituras maranhenses e brasileiras – dentre elas a de Teresópolis que, em 2011, enviou a São José de Ribamar técnicos que conheceram in loco o funcionando do Compra Local – o Programa de Aquisição de Alimentos ribamarense fomenta uma grande cadeia de desenvolvimento econômico e de geração de emprego e renda, proporcionando, ainda, alimentação de qualidade aos mais diversos públicos.

Através do PPA, a prefeitura ribamarense compra parte da produção dos pequenos agricultores familiares, criadores e pescadores artesanais e a remete para a preparação da merenda servida nas escolas da rede municipal de ensino, além das refeições preparadas e servidas na Cozinha Escola Municipal (atende, com o fornecimento diário e gratuito de 200 refeições, famílias carentes em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional) e nas entidades socioassistenciais do município.

Só para se ter uma ideia, em 2012 a prefeitura adquiriu, junto aos agricultores, criadores e pescadores, mais de 313 toneladas de alimentos variados – carne bovina, pescado, galinha, carne de carneiro, pescado, mariscos, frutas, hortaliças, verduras, dentre outros.

Paralelo a este trabalho de compra da produção, a prefeitura oferece aos agricultores, pescadores e criadores assistência técnica gratuita, além de cursos de capacitação em diversas áreas, como avicultura básica, suinocultura, piscicultura, produção de mudas, processamento de alimentos e irrigação, por exemplo.

1 comentário para "Ribamar é destaque"


  1. Ribamarense

    Fico cheio de orgulho com a minha cidade sendo modelo parábola país.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: