Miriam anuncia melhorias para o trânsito em São Luís

0comentário

miriam

A secretária municipal de Trânsito e Transportes, Myrian Aguiar, apresentou, nesta terça-feira (15), o plano de ação estratégico da pasta para os 120 primeiros dias de governo. Durante a coletiva, realizada no Auditório Reis Perdigão (Palácio La Ravardière), a titular da SMTT destacou ações emergenciais de melhoria no transporte coletivo e nos terminais de integração da cidade e anunciou medidas de fiscalização bem como intervenções mais eficazes no trânsito da capital. O início da implantação do Bilhete Único e a elaboração do edital de licitação do sistema de transporte coletivo da capital também foram abordados pela secretária em conversa com profissionais da imprensa local.

Ao iniciar sua explanação, Myrian Aguiar fez um relato panorâmico da situação de como a secretaria foi deixada pela gestão anterior. Ela afirmou que foram encontrados contratos vencidos de serviços importantes e outros suspensos por falta de pagamento. “Boa parte da frota da SMTT foi recolhida e agentes de fiscalização estavam sem desempenhar suas funções por falta de estrutura”, afirmou. A secretária disse que outro entrave remanescente da administração passada foi a ausência de informações.

Em razão das incongruências existentes na estrutura operacional e administrativa da SMTT e, por conseguinte, o déficit de serviços prestados pelo órgão no município, a secretária Myrian Aguiar delineou uma série de ações imediatas para os quatro primeiros meses de gestão, os quais têm por escopo mudar a realidade de caos enfrentado no sistema de trânsito e transporte da capital.

Para os primeiros 120 dias a secretária apresentou como metas prioritárias a elaboração do plano de mobilidade, ampliação da fiscalização dos serviços de transporte coletivo, elaboração do edital de licitação do sistema de transporte coletivo da capital, início da implantação do Bilhete Único e a promoção de melhorias nos terminais de integração. Quanto ao Bilhete Único, Myrian Aguiar informou que está organizando as ações necessárias para implementação do projeto.

No que tange aos procedimentos necessários para a deflagração da concorrência pública para o sistema de transporte coletivo de São Luís, a secretária declarou que a licitação, acompanhada do novo projeto básico do sistema, será iniciada este ano e visa prioritariamente atender as necessidades da população.

“A licitação tem por finalidade estabelecer critérios de avaliação constante, parâmetros de excelência como tempo de viagem, satisfação dos usuários, situações de higiene, condições da frota. O intuito é oferecer ao usuário um padrão de serviços com extrema qualidade e conforto. Isto permitirá que o município tenha melhores condições de cobrança dos serviços, exigindo que as empresas cumpram com mais presteza as demandas da população e as suas obrigações contratuais. Vamos, dessa forma, estabelecer outro modelo, pois este que existe já se esgotou’, assinalou Aguiar.

Atendendo a questionamentos feitos por jornalistas em relação ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), etapa iniciada e não concluída pela administração anterior, a secretária ressaltou que não encontrou estudo de demanda e de viabilidade técnica/econômica do projeto. “Os estudos não foram identificados pela secretaria e, sendo assim, não há como traçar nenhuma proposição”, avaliou.

De acordo com Miriam Aguiar, não há projeto de engenharia de execução do VLT. “É um projeto incipiente. Desta forma, por determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, a equipe da SMTT, juntamente com a da Semosp, formaram um grupo de trabalho no que diz respeito à análise de todo plano operacional do modal do VLT e impactos de engenharia. A partir de conclusões factíveis e objetivas podem, então, surgir várias alternativas”, disse.

No tocante a bilhetagem eletrônica, a titular da SMTT afirmou que estão sendo levantadas informações da tecnologia do sistema. “É necessário reformular e incluir algumas operações que não existe’, pontuou.

Saiba mais

Sem comentário para "Miriam anuncia melhorias para o trânsito em São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: