Moradores terão que deixar novo trecho da Litorânea

6comentários

foto1

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF-MA) quer retirar os moradores de trechos próximos ao prolongamento recém-inagurado da Av. Litorânea, em São Luís, já que se trata de uma área de preservação permanente, segundo o órgão. Em ação civil pública, o MPF-MA pede à Justiça que obrigue a Prefeitura de São Luís a “tomar providências quanto à ocupação indevida no local”.

Por conta do pedido, 19 famílias foram notificadas e vão ter que desocupar a área até o dia 26 de janeiro. A manicure Juliene Marques recebeu a notificação. Ela alega que mora no local há quase 20 anos.”Cinco dias eles deram. É ordem de despejo. Para onde que eu vou? Não tenho para onde ir”, lamentou.

O comerciante Claudionor Ferreira contou que também foi informado. Ele diz que mora no local há 38 anos. “Diz que aqui é morro, aqui não é morro. Aqui foi entulhado. Vivo de pescaria, minha canoa ficava bem aqui, isso aqui era rio. A reclamação lá diz que aqui é duna”, argumentou.

foto2

Esclarecimento

O procurador da República, Alexandre Soares, autor da ação, explicou a pretensão do MPF. “O Ministério Público Federal pretende também que o Município de São Luís realize o cadastramento das pessoas que estão naquela área. Agora, elas não têm o direito de permanecer ali em razão da circunstância de que aquelas áreas são protegidas e as ocupações identificadas e agora reclamadas  pelo Ministério Público Federal foram identificadas como construções recentes e não construções novas. Inclusive, na semana passada, algumas delas estavam ainda em andamento. Essas áreas não podem ser transferidas à propriedade particular e não são suscetíveis de usucapião”, explicou.

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semuhr) informou que notificou, há uma semana, todos os ocupantes da área, antes da ação movida pelo MPF-MA. Ainda, o órgão disse estar fazendo um levantamento das ações necessárias para cumprir, por meio da Blitz Urbana, todos os procedimentos legais que o caso requer, como o reassentamento das famílias. Segundo a secretaria, caso seja encontrada alguma irregularidade na ocupação da área, serão aplicadas as penalidades cabíveis.

Leia mais

6 comentários para "Moradores terão que deixar novo trecho da Litorânea"


  1. pedro pinheirto

    moro mo local a mais de 17 anos quando era escondido e não tinha venida nem um órgão de nem uma repartição reclamou das nossa moradia agora que fizeram a litorânea querem destruir as nossas moradia. dizem que é aria de preservação ambiental permanente.só nos em toda litorânea que estamos em aria ambiental??? ou e poque samos pobres??? pela constituição todo cidadão tem direito a sua moradia.aqui esta a nossa historia de uma vida. temos nossos direitos.

  2. Francisco

    A prefeitura poderia ter evitado isso se tivesse gestão.

  3. Anonimus

    Olha a porcaria de rua. Apenas uma estreita faixa de mão dupla. Esses urbanistas do Castelo deveriam colar para a escola.

  4. Miguel

    Caro Zeca o grande problema e que a ex gestão abriu o acesso do prolongamento da litoranea por uma rua que não existia saída , que é avenida vale do rio pimenta e esses moradores moravam em terreno firme e so agora o ministério publico foi descobrir que essas pessoas moravam á 18 anos

    Esse prolongamento era para ser feito até a rua são geraldo no calhau , o transito continua engarrafado , com 2 faixas pequenas de mão e contramão não há uma sinalização correta e presciso que a prefeitura organize melhor e faça uma intervenção nesse transito

  5. Ricardo Fernando de Sousa

    E porque o MPF não retira as construções irregulares no rio Preguiças em Barreirinhas? Lá como são ricos podem ficar, aqui nas dunas em São Luis como são pobres nao podem. PALHAÇADA!

  6. Manoel Henrique (São Luís-MA)

    Então o dono daquele casebre em frente à Barraca do Chefe na Litorânea tem uma costa larga dogarai.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: