Na alegria da folia do Carnaval salve vidas. Doe sangue!

0comentário

hemomar

Na próxima segunda-feira (28) será aberta a Campanha de Carnaval 2013, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) com o objetivo de incentivar à doação de sangue. Este ano, o tema é “Na alegria da folia do Carnaval salve vidas. Doe sangue!”. A campanha será aberta às 9h, na sede do órgão, no bairro do João Paulo, em São Luís, e estendida até o dia 11 de fevereiro.

Além do atendimento no Hemocentro, uma unidade móvel vai oferecer serviços de coleta de sangue no Quartel 24° BC, Socorrão II, Alumar, município de Coroatá, Empresa Vale, Segep e Praça Deodoro em dadas determinadas. A medida visa facilitar o acesso dos doadores que não podem se deslocar até o Hemocentro no período da campanha. Mais informações no Setor de Captação de Doadores- 3216 1134 ou Disque Sangue (0800-280 6565).

A chefe do setor de Captação de Doadores da Hemomar, Maria do Socorro Ferreira, explica que a meta da campanha é motivar doações voluntárias, a fim de assegurar estoque adequado ao atendimento da demanda de transfusional de urgências. Isso porque, no período da festa momesca, o estoque fica abaixo do suficiente. “O número de coleta diária ainda não é suficiente para atender a demanda e a campanha é a estratégia apropriada para manter o estoque, que chega a cair até 50% no Carnaval”.

Para doar sangue
É imprescindível que voluntário doador tenha boa saúde, idade entre 16 e 67 anos e, no mínimo, 50 kg. No caso dos menores de 18 anos deve estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original deles.

Além dos pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. Para repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação.

Datas e locais de Coleta de sangue na unidade móvel
28/01 – Quartel 24º BC
29/01 – Socorrão II
30/01 – Alumar
1º e 02/02 – Município de Coroatá
05/02 – Vale (Anjo da Guarda)
06 e 07/02 – Segep (Secretaria de Estado de Gestão e Previdência)
08/02 – Praça Deodoro

Foto: Nestor Bezerra

Sem comentário para "Na alegria da folia do Carnaval salve vidas. Doe sangue!"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: