Governo divulga programação do Carnaval 2013

carnavalsaoluis2013

A Secretaria de Estado de Cultura (Secma) divulgou a programação completa do Carnaval 2013, que tem por tema “A mistura é a nossa maior riqueza”. As prévias incluirão festas no dia 1º, com cortejo de manifestações pelas ruas do Centro Histórico; no dia 2, com festança em espaços Viva; e no dia 3, com shows na Praça Deodoro e folia na Madre Deus. No período do Carnaval oficial, o roteiro festivo de apresentações movimenta o circuito Deodoro/Madre Deus, de sexta (8) a terça-feira (12).

“A festa foi organizada para que o maranhense e o visitante possam aproveitar ao máximo. Teremos os shows na Praça Deodoro, cortejo no Circuito Deodoro/Cajazeira e apresentações de centenas de brincadeiras nos pontos de som instalados no percurso até a Madre Deus”, declarou a secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, informando também que a programação carnavalesca já está disponível no portal da Secma (www.cultura.ma.gov.br).

O evento é promovido pelo Governo do Estado e realizado pelas secretarias de Estado de Cultura (Secma), em parceria com as de Comunicação Social (Secom), Turismo (Setur), Segurança (SSP) e Saúde (SES). A secretária Olga Simão ressaltou que a estrutura do evento visa garantir segurança e conforto para o folião, seguindo o mesmo modelo já usado pelo Governo do Estado nos Shows dos 400 Anos (setembro) e nos Shows da Virada (dezembro).

Na Praça Deodoro, por exemplo, está sendo montada uma moderna estrutura de palco, luz e som, na confluência entre a Praça Deodoro e a Rua Rio Branco – na área, o trânsito foi interditado. Além da estrutura, com 120 m2, serão montados dois grandes telões para que o público tenha visibilidade total da festa.

Cortejo na sexta (1º)

No roteiro divulgado pela Secma, a próxima atividade será o Cortejo Carnavalesco, que movimentará as ruas do Centro Histórico, nesta sexta-feira (1º), a partir das 17h. Ao todo, 17 manifestações, incluindo blocos tradicionais, organizados, tambores de crioula, escolas de samba e tribos de índio, além da Banda do Bom Menino e de grupos de artistas, participam do desfile.

A concentração será às 16h, na Praça Deodoro. Os grupos seguem fazendo a festa e animando o público pela Rua Grande e Praça João Lisboa.  Na Praia Grande, a festa continua com apresentações de manifestações populares nas Praças da Faustina, Nauro Machado e no Canto da Cultura.

Vivas

No sábado (2) e domingo (3), a programação movimentará oito bairros de São Luís. Os grupos animam os espaços Viva do Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Cidade Operária, Estiva, João Paulo, Liberdade, Maiobão e Vila Embratel.

A programação inclui bandas, blocos afro, tradicionais, alternativos, organizados, tribos de índio, tambores de crioula e escolas de samba.  Destaque também para os shows dos artistas Ronald Pinheiro, Djalma Chaves, Betto Pereira, Gerude, Josias Sobrinho, Cesar Teixeira, Mano Borges e grupo Lamparina. Haverá ainda apresentações do espetáculo “Te Gruda no Meu Fofão”, montagem do Grupo Laborarte.

Shows na Deodoro

No domingo (3), será aberta a programação de shows no Ponto da Mistura, instalado na Praça Deodoro. O primeiro show será de Monobloco. Também sobem ao palco os maranhenses Pepê Junior, Ronald Pinheiro e Bicho Terra. As apresentações acontecerão sempre das 18h30 à meia-noite.

A programação na Praça Deodoro prossegue no período de Carnaval oficial. Na segunda noite, no sábado (9), a animação ficará por conta da Big Band, Alcione e Bicho Terra. A programação do domingo (10) destaca Máquina do Tempo, Timbalada, Pepê Junior e Betto Pereira. Na segunda-feira (11), as atrações serão Pepê Junior e Erasmo Dibell, Diogo Nogueira e Bicho Terra. Para fechar o Carnaval, na terça-feira gorda (12), a festa será animada por Mano Borges, Jorge Ben Jor, Pepê Junior e Gerude.

Pontos na Madre e Ceprama

Também no domingo (3), a festança agita os pontos instalados no Beco das Minas, Vila Gracinha, Praça da Saudade, Beco do Gavião e Ponto de Fuga. A partir das 18h, serão 26 atrações em cada um dos pontos, com direito a batidas como a da Brincadeira do Urso Caprichoso, além de blocos, tribos de índio, escolas de samba e muito mais.

A programação também agitará o Ceprama, no domingo (3). No local, haverá shows de Teresa Canto, Carlinhos Veloz, Cesar Teixeira e Banda Mákina du Tempo. As apresentações começam às 20h.

Cortejando

A abertura do período oficial do carnaval será na sexta-feira (8), com a programação do Cortejando a Madre Deus, que acontece a partir das 17h. Ao todo, 19 manifestações populares percorrerão os cinco pontos de som instalados no bairro, dando início ao roteiro festivo. No roteiro, Trupe Carnavalesca com Gilson César, Trupe Carnavalesca do Irê, Banda do Bom Menino, Corso da Melhor Idade, além da Casinha da Roça, escola mirim Descobrindo o Saber, Brincadeira Urso Caprichoso, Bicho Terra e Legião dos Fofões.

O Cortejando abre as portas para a programação que embalará a noite. A partir das 18h, a festa segue no Beco das Minas, Vila Gracinha, Praça da Saudade, Beco do Gavião, Ponto de Fuga e Ceprama, onde haverá shows de Rosa Reis, Grupo Folia de Três, Gerude, Erasmo Dibell e Banda da Confraria do Copo.

Deodoro/Cajazeiras e Madre Deus

A programação do Circuito Deodoro/Cajazeiras acontecerá no sábado (9), domingo (10), segunda-feira (11) e terça-feira (12), sempre a partir das 17h. Vale destacar que, de sábado (9) a terça-feira (12), também haverá shows na Praça Deodoro, incluindo Alcione, Timbalada, Diogo Nogueira e Jorge Bem Jor. Já no cortejo, as manifestações seguem da Praça Deodoro até a Rua das Cajazeiras.

Do lado de lá, já na Madre Deus, a festa prossegue com atrações se revezando nos palcos do Beco das Minas, Vila Gracinha, Praça da Saudade, Beco do Gavião, Ponto de Fuga (sempre a partir das 18h) e Ceprama (a partir das 20h).

Shows

DOMINGO MAGRO, DIA 3

18h30 – Pepê Junior e Ronald Pinheiro
20h – Monobloco
22h – Bicho Terra

SÁBADO GORDO, DIA 9

18h30 – Big Band
20h – Alcione
22h – Bicho Terra

DOMINGO GORDO, DIA 10

18h30 – Máquina do Tempo
20h – Timbalada
22h – Pepê Junior e Betto Pereira

SEGUNDA-FEIRA GORDA, 11

18h30 – Pepê Junior e Erasmo Dibell
20h – Diogo Nogueira
22h – Bicho Terra

TERÇA-FEIRA GORDA, 12

18h30 – Mano Borges
20h – Jorge Benjor
22h – Pepê Junior e Gerude

Sem comentário para "Governo divulga programação do Carnaval 2013"


Comentários estão fechados.

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: