Lei Seca: ninguém pode beber nada se for dirigir

1comentário

aguinaldoribeiroO ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, disse nesta terça-feira (29) que, com a regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em relação à Lei Seca, não será tolerado nenhum índice de álcool no organismo do motorista.”Não pode beber nada. De forma prática, não se pode beber nada”, afirmou o ministro em coletiva de imprensa.

A regulamentação do Contran prevê que, no teste do bafômetro, a partir de 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, o motorista já vai ser autuado por infração de trânsito. No entanto, de acordo com o ministro, o índice de 0,05 é como uma margem de erro e representa a ingestão de qualquer quantidade de álcool. Isso porque o bafômetro possui uma margem de erro de 0,04.

“O 0,05 é por força da margem de segurança do instrumento de medição. Isso foi  uma recomendação do Inmetro. Na prática, não pode beber nada, zero por cento, nenhuma gota”, afirmou Aguinaldo Ribeiro.

A regulamentação também trouxe a determinação de que agentes de trânsito poderão, com base em critérios estipulados pelo Contran, definir se o motorista ingeriu álcool e aplicar punição por crime ou infração de trânsito. Na opinião do ministro, essa medida não vai gerar arbitrariedade. Ele também informou que agentes já estão sendo treinados para lidar com a norma.

“Acreditamos no bom senso dos agentes de trânsito do país. Temos a plena convicção de que o trabalho que está sendo feito de capacitação será instrumento importante para que a lei possa ser aplicada  com bom senso pelos agentes”, completou.

Leia mais

1 comentário para "Lei Seca: ninguém pode beber nada se for dirigir"


  1. Paulo da Cohama

    Brasil um país de tolos ! Faz de conta que eu vou com a minha família para pizzaria e tome uma latinha de cerveja antes de ser servido e aí no caminho da volta para casa, sou parado e preso como um criminoso, hoje em dia vivemos uma ditatura branca onde a corrupção impera, os criminosos agem soltos, os ladrões do dinheiro público também ficam soltos, duvido daqueles que têm muito dinheiro, que usam drogas praticam direção perigosa e mata vai para cadeia, vejam somente um exeplo da professora que foi atropelada por um imbecil lá na litorânea, ele está preso ? Essa lei sec foi feita mais para encher os cofres gordos do governo e mais nada.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: