Seduc quer melhorar desempenho de alunos

0comentário

pedrofernandes

Diretores e supervisores das escolas da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís participaram, nesta quarta-feira (31), do 2º Seminário de Avaliação dos Resultados da Prova Brasil, do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Básico (SAEB) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O seminário, iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), será realizado em todas as UREs Maranhão. O objetivo é aprimorar os resultados e, a partir das avaliações, as escolares terem mais uma ferramenta para planejar as ações visando melhorar a aprendizagem.

“Nosso esforço é para aprimorar o desempenho dos alunos da rede estadual nas avaliações nacionais e isso passa por transformações na área da gestão das escolas”, afirmou, na abertura do seminário, o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes.

O secretário de Educação ressaltou a importância de incentivar medidas como a participação dos pais na educação dos alunos. “Definir responsabilidades dos pais e as demandas dos diretores, professores e funcionários são ações fundamentais, mantendo, nesta relação, espaço pleno de diálogo, ouvindo as reivindicações de todos e, a partir daí, verificar onde é preciso melhorar”.

educacao2

Resultados

Os resultados apresentados no seminário foram obtidos nas avaliações aplicadas em 2011, que tiveram as notas divulgadas no ano passado. As avaliações feitas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) são a Prova Brasil (para Ensino Fundamental), o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Básico (SAEB), para Ensino Médio, e o Enem. A Prova Brasil é feita por meio da aplicação de testes de Matemática e Língua Portuguesa, para alunos das séries iniciais e das séries finais do ensino fundamental. O resultado das provas é o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que pode ser consultado no endereço eletrônico ideb.inep.gov.br.

A secretária-adjunta de Ensino da Seduc, Leuzinete Pereira, disse que, além de cumprir uma exigência do Ministério da Educação – que é divulgar os resultados –, o principal objetivo do seminário foi analisar as notas, para identificar o que precisa ser melhorado e realizar as intervenções necessárias. “É preciso que a prática na sala de aula seja voltada para o resultado da avaliação, garantindo que o aluno aprenda para melhorar o indicador da escola, ou seja, crescer com qualidade na aprendizagem”.

A supervisora de Avaliação Educacional da Seduc, Vera Lúcia Pires, sugeriu a construção de um sistema próprio de avaliação do Ensino Médio no Maranhão, já que a avaliação do ciclo é feita por amostragem e não em todas as escolas. Em 2011, apenas 2.832 alunos do ensino médio da rede estadual fizeram a prova do Saeb.

Segundo Vera Lúcia, o projeto de um sistema de avaliação já está em planejamento na Seduc. “Com um sistema próprio teremos um resultado específico por escola, que ajude a estabelecer metas para cada uma, de acordo com as necessidades e dificuldades observadas na aplicação das provas”, explicou.

Fotos: Orcenil Jr

Sem comentário para "Seduc quer melhorar desempenho de alunos"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: