Sedel lança JEMs 2013 na próxima semana

0comentário

jems
A Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) realizará, na próxima quinta-feira (7), o a solenidade de lançamento oficial da 41ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), maior competição estudantil esportiva do Estado. O evento ocorrerá no auditório do Palácio Henrique de La Roque, no bairro do Calhau, em São Luís, com a presença do secretário Joaquim Haickel, dos prefeitos dos municípios participantes, além de representantes das escolas públicas e particulares da capital e do interior.

Mais uma vez, o objetivo da Sedel, é realizar uma grande competição estudantil tanto no interior, com a promoção das etapas regionais, quanto na capital, com as etapas Metropolitana e Estadual. Em 2013, os JEMs serão disputados em quatro etapas: Metropolitana/Municipal, Regional, Inter-regional e Estadual. A primeira delas já começa a partir do mês de maio.

Em seguida, serão realizadas outras duas seletivas, que corresponderão às etapas Regional e Inter-regional, para que sejam definidos as equipes classificadas para a Etapa Estadual dos JEMs, que tradicionalmente é realizada em São Luís em dois períodos do ano.

O primeiro período da Etapa Estadual ocorrerá entre os dias 3 e 17 de agosto com as disputas finais da categoria Infantil (de 12 a 14 anos). Nesta mesma época, a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) também irá promover a Paralimpíada Escolar. Já as finais dos JEMs da categoria Infanto (de 15 a 17 anos) estão marcada para ocorrer entre 18 de setembro e 4 de outubro.

Vale destacar que os campeões dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) serão os representantes do Maranhão nos Jogos Escolares da Juventude, principal evento escolar do país. Neste ano, as disputas das categorias Infantil e Infanto serão realizadas, respectivamente, nas cidades de Natal/RN e Belém/PA.

jems
Termo de Adesão

As instituições de ensino e os municípios interessados em participar dos JEMs 2013 têm até o dia 29 de março para entregar o termo de adesão na sede da Secretaria localizada na Travessa Guaxenduba, nº 100, no Complexo Esportivo e de Lazer do Outeiro da Cruz. As inscrições de municípios e escolas só será aceita com a entrega deste documento até prazo estipulado pela Sedel. O termo de adesão está disponível no site www.esporteelazer.ma.gov.br.

Após o devido preenchimento do documento, todas as instituições de ensino e municípios participantes dos JEMs 2013 terão um mês para inscreverem os alunos/atletas na competição deste ano.

Calendário dos JEMs 2013

Lançamente oficial – 07/03
Período de adesão (escolas e municípios) – até 29/03
Período de inscrições – de 02/04 a 27/04
Reuniões regionais – 02/04 e 27/04
Etapa Metropolitana/Municipal – 1º/05 a 30/06
Etapas Regionais – 1º/07 a 29/07
Etapa Inter-Regional (Infantil) – 1º/08 e 02/08
Etapa Estadual (Infantil) – 03/08 a 17/08
Paralimpíada Escolar – 03/08 a 17/08
Etapa Inter-Regional (Infanto) – 19/09 e 20/09
Etapa Estadual (Infanto) – 21/09 a 04/10

Fotos: Biaman Prado

Sem comentário para "Sedel lança JEMs 2013 na próxima semana"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: