Castelo comprou equipamentos ultrapassados

4comentários

ninaeedivaldoUm gasto de mais de R$ 500 mil em equipamentos ultrapassados. Essa foi a constatação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior após visita, na manhã desta sexta-feira (1º), ao almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), na BR 135. No local foram descobertas 37 máquinas de autoclave, ainda lacradas, porém de modelo ultrapassado.

Os equipamentos servem para esterilizar materiais de procedimentos hospitalares. Conforme o secretário de saúde, Vinícius Nina, esse tipo de equipamento encontra-se em desuso há mais 30 anos, pela falta de praticidade e peças de reposição, além de oferecer sérios riscos aos profissionais que o manuseiam. Na capital, as unidades de saúde já utilizam modelos mais modernos e compactos, o que não justifica o alto investimento.

A compra desses equipamentos foi realizada pela gestão anterior, em maio do ano passado, mas o recebimento só foi concretizado seis meses depois. Segundo a equipe de logística da empresa que presta serviço para o almoxarifado da prefeitura, cada equipamento está avaliado em R$ 14 mil.

equipamento“Hoje são utilizados autoclaves de bancada e não verticais. Esse modelo era comumente usado na década de 60 e foi substituído por mais modernos, pensando, principalmente na segurança. Esse equipamento conta com temperaturas elevadas e muita pressão. Não houve gestão responsável para esta área, apenas custos altíssimos para o cofre da Prefeitura. Temos a missão de reduzir os custos sem perder a qualidade dos serviços”, esclareceu o secretário.

O próximo passo, segundo o prefeito, será acionar a Procuradoria Geral do Município (PGM) para a averiguação das contas de aquisição das máquinas. Em seguida, serão comunicados os órgãos responsáveis para negociar junto aos fornecedores a devolução ou troca por equipamentos mais eficientes.

“Nossa gestão tem como prioridade o conhecimento dos problemas para buscar a solução. Visitamos bairros da capital que precisavam de melhorias e ações urgentes. Agora, o almoxarifado da saúde, área que precisa de atenção. E o que descobrimos foi o resultado de uma gestão irresponsável, mais uma vez, com compras mal feitas de equipamentos que não tem serventia para os serviços de saúde. Agora vamos acionar a PGM e demais autoridades para reverter essa situação”, avaliou Edivaldo Holanda Júnior.

4 comentários para "Castelo comprou equipamentos ultrapassados"


  1. Saraiva

    Mais um crime de Caostelo.

  2. George

    Isto é caso de polícia.

  3. Samira

    Uma pergunta que gostaria de fazer: não seria o caso do Ministério Público apertar o ex-prefeito João Castelo por tantos desmandos?

  4. Lucas

    Mais uma herança ruim que Castelo deixou para o prefeito Edivaldo Holanda Jr.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: