SL terá novos médicos para Atenção Básica à Saúde

0comentário

semusA Secretaria de Saúde (Semus) recebeu nesta quarta-feira (6) os médicos que farão parte da segunda edição do Programa de Valorização da Saúde Básica em São Luís. São 45 profissionais que serão qualificados através de uma especialização em saúde da família promovida pela Universidade Aberta do SUS (Unasus).

Segundo o secretário de Saúde, Vinícius Nina, a adesão ao Programa foi uma decisão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior que demonstrou sensibilidade diante da necessidade existente hoje no município. Para Nina, os profissionais que estão sendo integrados ao Provab farão uma contribuição não só assistencial, mas, também, de gestão.

“A nossa rede é ampla e nossa população é carente. Por isso, esses profissionais devem ser multiplicadores das ações, através de um atendimento de qualidade e humanizado”, ressaltou o secretário.

A Atenção Básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde.

Para a superintendente de Ações em Saúde da Semus, Sara Fiterman, a gestão municipal enfrenta dificuldades. “As estratégias de Saúde da Família do município de São Luís só vai superar as barreiras existentes se estes profissionais se engajarem no Programa”, destacou.

SEMUS1Segundo a coordenação do Provab, o Maranhão detém o maior número de vagas. A capital São Luís recebeu 45 profissionais do Programa.

Para garantir a qualidade do serviço prestado, os profissionais serão avaliados trimestralmente, além de auto-avaliação. Os bens analisados receberão pontuação adicional em provas para ingresso em programas de residência médica.

O curso será ministrado pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), rede de instituições de ensino superior que promove formação e qualificação à distância gratuitamente. Os médicos participantes terão acesso ainda às ferramentas do Telessaúde Brasil Redes, programa do Ministério da Saúde que promove a orientação dos profissionais da Atenção Básica por meio de teleconsultorias com núcleos especializados, localizados em instituições formadoras e órgãos de gestão.

Sem comentário para "SL terá novos médicos para Atenção Básica à Saúde"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: