Bancos desrespeitam lei das filas em São Luís

2comentários

Em São Luís, a lei que regulamenta para, no máximo meia hora, o tempo de espera dos clientes que vão às agências bancárias, não tem sido respeitado pela maioria das instituições.

De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos, mais de 500 municípios brasileiros têm leis que regulamentam o tempo de espera nos bancos. Entretanto, na capital maranhense, duas leis deveriam ser cumpridas, mas nem a estadual ou a municipal tem protegido os clientes de tanta demora no atendimento.

Com uma câmera escondida, a TV Mirante foi a algumas agências para conferir como anda o atendimento.

Dentro do primeiro banco particular visitado faltam cadeiras para o número de clientes que acabam esperando o atendimento de pé mesmo. Nem mesmo os idosos tem seus direitos respeitados.

Nos bancos públicos, o cenário não é diferente. Os clientes quando chegam, já sabem o que os espera. “Quando tem que resolver alguma coisa no banco, a gente tem que cancelar todos os outros compromissos”, disse um senhor não identificado.

Outra situação chamou a atenção da equipe da TV Mirante.  Um homem com a esposa doente também se sentiu desrespeitado e só foi atendido depois de reclamar bastante.

A Promotoria de Defesa do Consumidor diz que a recomendação nesses casos é procurar o Procon, registrar a queixa e depois entrar na Justiça contra o banco para pedir indenização. “É uma falta de respeito gritante não só contra o consumidor, mas com a pessoa humana. Tem que ser denunciado”, enfatizou a promotora Lítia Cavalcanti.

Por sua vez, o Procon do Maranhão diz que em 2012 aplicou mais de R$ 500 mil em multas em estabelecimentos bancários.

“É sempre bom que o cliente traga o bilhete com a senha, já que o bilhete comprova o horário que a senha foi retirada. Esse mesmo bilhete deve constar o horário em ele foi atendido. E o consumidor não tem que se preocupar com isso não, uma vez que o banco é que vai ter que comprovar o horário de atendimento do cliente”, disse a representante do Procon, Denise Gasparinho.

Por meio de nota, o Bradesco informou que o atendimento é mais demorado no início do mês e lamentou o inconveniente para os clientes.

A Caixa Econômica Federal que está investindo na abertura de novas agências e pontos de atendimento e que nos dias de pagamento de pensões e aposentadorias, as agências abrem uma hora mais cedo, para reduzir o tempo de espera na fila.

Entretanto, o Banco do Brasil não respondeu aos contatos da produção da TV Mirante.

G1

2 comentários para "Bancos desrespeitam lei das filas em São Luís"


  1. Antonio Carlos

    Nunca respeitaram.

  2. Mariana

    O Procon não faz absolutamente nada dizem que multaram os bancos mas e daí o que aconteceu? As filas continuam enormes e os donos de banco não estão nem aí e só se preocupam com o lucro deles.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: