Deputados questionam utilização da Lei de Incentivo

8comentários

marcelotavaresA bola da vez para os deputados de oposição é a Lei de Incentivo ao Esporte e à Cultura. Bira do Pindaré, Marcelo Tavares e Othelino Neto utilizaram a Tribuna da Assembleia Legislativa para questionar a utilização do beneficio que vem mudando os rumos da Cultura e do Esporte no Maranhão. Criada pelo então deputado estadual Joaquim Haickel e sancionada pela governadora Roseana Sarney e que vem garantindo a realização de inúmeros projetos nas duas áreas. Em pouco mais de um ano, a utilização da Lei já contabiliza resultados significativos.

Os deputados questionaram os critérios, valores e as empresas que estão patrocinando os eventos realizados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e à Cultura.

O debate veio à tona depois que a Mesa Diretora da Casa indeferiu o pedido de envio de informações pelo governo por meio de requerimento.

“Não vejo nada demais nisto. O que eu estranho é porque as coisas estão sendo feitas de forma escondidas”, disse Bira do Pindaré.

“Nós só queremos saber quanto custou o show de Roberto Carlos. Quem foi a empresa contratada e quanto ela ganhou. Eu até imagino. É aquela mesma turma de sempre que não pode aparecer porque já teve muito escândalo. Não pense que é aquele quilo de alimento que ajuda a fazer o Basquete. Não é. É dinheiro público”, disparou Marcelo Tavares.

“Estamos querendo conhecer os critérios para aprovação desses projetos e os valores destinados. Isto já está garantido pela Lei da Informação e nem seria necessário o pedido de informação”, destacou Othelino Neto.

robertocosta1O deputado Roberto Costa (PMDB) lamentou a postura dos deputados de Oposição e disse que os dados sobre a Lei de Incentivo de Esporte e Cultura estão disponíveis nos sites das secretarias.

“Nós temos que saber é a importância que essa lei tem hoje para o Esporte e Cultura do Maranhão. A oposição não permite que o povo do Maranhão tenha acesso a cultura e esporte através deste programa. Basta os senhores deputados acessarem o site das secretarias e o Diário Oficial que terão todas as informações”, afirmou.

Roberto Costa também lembrou a grande campanha que o Maranhão Basquete vem realizando na Liga de Basquetebol Feminino, onde é semifinalista e tem registrado o recorde de público em todo o país.

Bom, nunca tive dúvida que uma das maiores obras do governo Roseana Sarney foi a implantação da Lei de Incentivo ao Esporte e à Cultura. É através dela que artistas e atletas estão garantindo as suas produções. As críticas e questionamentos da Oposição só demonstram que muita gente não quer mesmo ver nada dando certo por aqui.

Vale lembrar que a Lei de Incentivo ao Esporte possibilitou a vinda da Seleção Brasileira de Handebol Feminino com duas atletas maranhenses a São Luís. Foi a Lei que possibilitou a conquista do título de campeão brasileiro de Beach-Soccer. A vinda de Falcão e da Seleção de Futsal, além do Kart, Ciclismo… E possibilitará ainda muitas conquistas no Esporte e na Cultura.

… Vamos esperar qual será o próximo tema.

8 comentários para "Deputados questionam utilização da Lei de Incentivo"


  1. Angélica

    O que falta é compromisso sobre a lei de incentivo ao esporte, os milhões que gastaram com time Maranhão de basquete poderiam ser gastos com a implantação de projetos que estimulem o espote, principalmente o esporte educacional que tem como objetivo transformar nossas crianças que estão em vulnerabilidade social através da pratica esportiva e consequentemente descobrir novos talentos. Os jogos da Liga de Basquete aconteceram, ficamos em terceiro lugar houve um investimento altissímo e ai, o que aconteceu depois? aumentou a quantidade de crianças praticando basquete? as praças (se existissem)e ruas ficaram lotadas de meninos e meninas com uma bola atrás de um aro? não, nada disso… e ai qual é o legado de milhões de reais investidos nesta competição…circo e pão? o que o esporte deixou para nossas crianças e jovens? tão necessitadas de espaços e apoio a praticas esportivas, será que nosso povo ainda vai ser contentar com este circo armado e eleitoreiro?

  2. Ribamar

    Certos deputados,votei em roseana mas esse apoio nao tem saido para quem nao e amigo,hoje mesmo fui na secretaria e todo dia mesma conversa passe amanha para ver se ja foi aprovado.meu projeto e barato nao e nenhum dessis millionarios e nao sai apoiar futebol amador nao da voto?

  3. Juan Frota

    Gostaríamos de ter a oportunidade de ter em algum momento o apoio de alguns dos projetos voltados par ao Rugby. Que em menos de 2 anos já foi vice campeão nordestino e atualmente tem duas equipes em são luis com mais de 100 atletas amadores. Acredito que em alguns momentos falta a proatividade das secretarias de esporte em procurar e apoiar projetos que já vem dando certo e crescendo a cada dia. Fazer vista grossa é mais simples que apoiar projetos que já estão em pleno funcionamento. E olha que não estou falando em apoios milionários. Ex. A construção de um campo de Rugby para a prática poderia ser um grande incentivo. Espero que um dia isso mude, temos fé!

    • Zeca Soares

      Juan, tem que fazer primeiro o projeto e depois procurar o Joaquim Haickel que tenho certeza que ele sinalizará de forma positiva.

  4. José Filho

    Ora nenhuma se questiona o resultado prático da lei, mas da onde vem os incentivos, quais empresas, quais os valores e quem pagou simples, ou seja estão negando uma parte importante do processo e mostrando apenas a vitrine

  5. Ítalo Gomes

    Gostaria de parabenizar Joaquim Haickel e a governadora Roseana Sarney por sancionar a Lei de Incentivo. Gostaria que o meu projeto o MARANHÃO NO XTERRA BRAZIL TOUR 2013 fosse Incentivado por essa Lei, pois, estou indo representar o Maranhão em uma Competição de nível Nacional e Internacional sem apoio do apoio do poder publico e se não fosse pelas minhas economias e pelos amigos colaborarem, mas uma vez o Maranhão ia ficar de fora desta competição.

  6. marcelo paiva

    Muito bom questionamento desses deputados.Meu amigo Zeca Soares que o objetivo da lei de incentivo e de ajudar o esporte e a cultura ninguem questiona.O que precisamos saber meu nobre jornalista e o destino desse investimento.Soube que o Maranhao Basquete custa miseros um milhao e meio cada projeto.qual retorno desse investimento?a ida do dr beach soccer aos states todo mes visitar o primogenito???a midia em torno da indisciplinada Iziane??? que isso melhorou para o basquete maranhense,onde estao atletas maranhenses na equipe com excecao de uma me parece???e mais grave ainda fui ate a Sedel querendo um projeto desse me passaram para falar com um sujeito altamente pernostico de muita labia e pouco conhecimento depois para uma cidada advogada que faz os projetos.E ela foi logo diZendo que a garantia dela fazer o projeto era que ela analisava,liberava e ainda fazia a prestacao de contas e so tinha que pagar a cidada em torno de APENAS dez por cento do valor do projeto,isso e transparencia?se voce nao entrar nesse esquema nao tem a liberacao dos recursos.tudo esquema.aprofundem esse questionamento,pelo bem do esporte e da cultura.meu nome marcelo santos paiva email [email protected]

  7. fernando 81

    Não quero saber.
    Quero saber é cadê as emendas que cerca de 10 deputados prometeram (100 mil cada) quando da sessão que de homenagem ao Sampaio Corrêa na Assembléia ano passado.
    Sei que Roberto Costa, Bira do PIndaré, Jota Pinto, Manoel Ribeiro e outros mais prometeram a emenda.
    Foi só falácia? só migué? só demagogia? aproveitaram que a imprensa tava lá para aparecer??
    CADÊ AS EMENDAS??????? QUE SEGUNDO A PROMESSA NÃO SOFRERIAM INTERFERÊNCIA DO BAIANO TRINCHÃO!!!!

    O PROBLEMA É QUE O POVO TEM MEMÓRIA CURTA…

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: