Depois da tragédia…

17comentários

A tragédia que tirou a vida de um garotinho de 3 anos, ontem, no Cohafuma abre duas discussões que merecem profunda reflexão por parte de todos nós.

O menino morreu afogado na piscina de casa, ontem à tarde. A família alega negligência da empregada doméstica Vanessa Saraiva, de 18 anos. Ela foi autuada em flagrante e está presa.

Dois aspectos precisam ser analisados. Primeiro, o possível descuido da empregada. Todo mundo sabe que a empregada doméstica às vezes tem que tomar conta de crianças, cozinhar, limpar a casa, lavar roupa, enfim… São várias atividades ao mesmo tempo numa residência.

Foi, possivelmente ao dividir uma dessas tarefas que a babá teria se descuidado da criança. E provocado essa tragédia abalou uma família de classe média em São Luís. Teria sido isto mesmo ou acúmulo de funções?

O outro fato que chama atenção foi o fato do delegado Lawrence Pereira ter estabelecido o pagamento de fiança de 10 salários mínimos (R$ 6.780,00). A família da empregada alega que não tem como pagar a fiança e nem seria diferente. Assim, a empregada vai continuar presa.

O que chama atenção é o valor da fiança. Qual é o valor correto nestes casos? Quais são os critérios adotados por um delegado para estabelecer uma fiança? Para casos recentes de morte violentas no trânsito, por exemplo também foram arbitrados quantias semelhantes pela Polícia.

Ficam estes dois questionamentos para a nossa discussão.

17 comentários para "Depois da tragédia…"


  1. carlos henrique

    Sou amigo da carol. Conhecia a familia. Era amarradam no principe joao gabriel . Mais fi ca um ponto d interrogacao. Ela era baba . Ou domestica?????

  2. carlos henrique

    Oi carol meus centimentos sou eu didio. O sobrinho d marcia. E lamentavel fiquei muito triste com a morte do pequeno joao gabriel. Tam lindo fasendo a propaganda do chopingg da ilhha. Chocado aq. Lamento didio .

  3. Sandra

    A mãe já desmentiu tudo via Facebook. Ela disse que não está acusando ninguém.

    • Zeca Soares

      Que bom Sandra. Estou até tentando contato com a mãe para fazer uma reportagem. Imagino a dor dela. Meus sentimentos.

  4. André

    Revoltante um acontecimento desse. Se não me engano, um atropelamento recente na litorânea por embriagues a fiança foi de R$ 3 mil reais. Deveriam era divulgar o nome do delegado. Como já falaram, os principais culpados são os próprios pais que tem dinheiro pra manter uma piscina, mas não querem investir em segurança!

  5. mauroc

    Zeca, negligência dos pais, se voce tem piscina em casa com criança, tem que antes de tudo providenciar proteção com grades ou novas, será que ninguém quer ver isso? A delegada prendeu a moça por ser amiga da família que quer tirar da reta.

  6. Milton

    Triste mesmo que pena

  7. genilson campos

    Não se pode analisar o caso sem as informações necessárias. Mas vale perguntar: ela era empregada doméstica ou babá? se realizava as duas funções, recebia em dobro? E a responsabilidade dos pais em relação à piscina? havia proteção lateral?
    Parece mais um caso de apontar só um responsável: o mais fraco.

  8. Luh

    Indignada com a prisão dessa moça. Mas, a situação pode se reverter se a empregada não for assistida pelos direitos trabalhistas. Secretária do Lar é uma coisa, Babá é outra e Diarista é outra, no último caso, se trabalha apenas duas vezes por semana na residência. Infelizmente, acumular essas três funções em uma só e ainda sem uma remuneração adequada é uma cultura maranhense.

  9. Jorge Franco

    Ta na hora do dirigentes do direito humanus arregaçar as mangas e trabalhar para defender esta emgregada (baba) e entra com dois processo um contra a familia da criança e outro para o delegado por abuso de poder.

  10. Marcelo

    O DELEGADO EXAGEROU NA DOSE.

  11. Luciana

    Está mais do que claro que a empregada não poderia tomar conta de tudo e porque a piscina da casa não tinha uma proteção. Uma tragédia dessa é lamentável, mas a empregada não pode ser a única culpada é a própria situação.

  12. Arthur

    Muito triste e que Deus conforte a família da criança.

  13. Macabeu

    Todo mundo sabe que a Lei é rigorosa para: POBRE, PRETO, PUTA e o MENSALÃO DO PT.
    A jovem ainda prestou socorro a criança, enquanto muito vagabundo bêbado, que atropela as pessoas, são liberados sem nenhum pagamentos.
    Mas, é assim mesmo, tem que dar um basta nesta imoralidade.

  14. Paulo

    Com certeza é acumulo de função… em muitas casas de familia a empregada domestica (normalmente vem do interior) tem que realizar todas as funções da casa e ainda ficar de olho nos filhos dos patrões!!!
    Essa piscina deveria ter uma cerca ou tela para evitar que em caso de falha humana um acidente desses não aconteça!!!
    E fixar uma fiança dessas é inaceitável… pois ele deve se basear no salário que a domestica ganha (dúvido que tenha a carteira assinada)!!!

  15. Ângela

    Está mais do que claro que os delegados usam de dois pesos e duas medidas para situações semelhantes como é o caso.

  16. Toni

    TINHA QUE SOBRAR MESMO PARA A PARTE MAIS FRACA.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: