Mesmo com atraso, Lobão garante refinaria

9comentários

refinaria1

O governador do Maranhão em exercício, Washington Luiz Oliveira, recebeu, na tarde desta quinta-feira (21), no Palácio dos Leões, a visita do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Acompanhado do diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Consenza, o ministro veio ao Maranhão confirmar a continuidade das obras da Refinaria Premium I, realizadas em uma área de 2.100 hectares, no município de Bacabeira, e que contará com faixa de dutos e terminal portuário para recebimento de petróleo e escoamento de derivados.

“É com muita satisfação que recebemos o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e o diretor de Abastecimento da Petrobras para nos dar todas as informações relativas às obras na Refinaria Premium I, cujo empreendimento é de suma importância para o desenvolvimento do Estado do Maranhão”, disse o governador em exercício. A Premium I é a maior obra do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), com investimento total da ordem de R$ 40 bilhões. Ela terá capacidade para processar cerca de 600 mil barris de petróleo por dia, gerando em torno de 100 mil empregos, entre diretos e indiretos. O empreendimento está sendo construído para maximizar a produção de óleo diesel de alta qualidade.

O ministro destacou o Brasil como um país que tem crescido significativamente nos últimos anos e que no século anterior ao atual foi considerado como a nação que mais cresceu no mundo. Ele mencionou a iniciativa do Governo Federal, ainda, na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de construir quatro refinarias de petróleo: no Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará e Maranhão, sendo a Premium I a maior delas.

O ministro informou que R$ 1,5 bilhão já foi investido no projeto em solo maranhense, considerado de grande envergadura, e frisou o papel do Governo do Estado a respeito dos trâmites legais para a desapropriação da área no município. “Queria aqui agradecer à governadora Roseana Sarney e ao vice-governador Washington Luís Oliveira, que deram total apoio a este projeto”, enfatizou.

refinaria2

Andamento das obras

O ministro afirmou que 80% das obras de terraplanagem na área onde a refinaria está sendo construída já foram concluídas e que o serviço está dentro do cronograma previsto, sendo que esta etapa é de revisões necessárias, medida comum a todo e qualquer empreendimento desse porte, em qualquer lugar do mundo.

Edison Lobão anunciou que, dentro de um prazo de três meses, os operários iniciarão a fase seguinte do trabalho. “A Refinaria Premium I não vai parar e nem sair do Maranhão. Nada será interrompido. Eu jamais empenharia o meu nome a uma obra dessa magnitude sem a certeza de que ela seria realizada”, disse, enfático, o ministro de Minas e Energia, salientando a credibilidade da Petrobras, considerada a maior exploradora de Petróleo em águas profundas, e anunciando que as obras deverão ser concluídas em 2017.

O diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Consenza, fez uma explanação pautada na evolução do mercado brasileiro e na importância da Premium I para o equilíbrio das ofertas e da demanda de produtos derivados de petróleo. Consenza detalhou o projeto e, por meio de mapas e gráficos, esclareceu sobre o andamento dos trabalhos. O diretor da Petrobras também citou, ainda, a revisão do projeto para fins de alcance de uma maior eficácia e para a redução dos custos, assim como a execução de obras que vão dar viabilidade ao empreendimento, como a duplicação da BR-135 e melhorias no terminal portuário.

Fotos: Antônio Martins

9 comentários para "Mesmo com atraso, Lobão garante refinaria"


  1. claudio

    vocês acreditam mesmo nessa refinaria? esse povinho gosta de sofrer mesmo. Roseana ate viajou nem ela acredita mais.

  2. Laura

    Eu sinceramente não sei não, mas a impressão que tenho é que as coisas para essa refinaria aqui estão bastrante complicadas e você Zeca Soares acredita que possa vir mesmo a ser inaugurada?

    • Zeca Soares

      Acredito que a Petrobras e o Ministro Lobão tenham responsabilidade naquilo que estão dizendo. Se estão confirmando a continuação da obra da Refinaria Premium em Bacabeira é porque, de fato ela venha a ser concluída mesmo.

  3. Francisco

    É mpressionante como existe tanta gente que torce para o Maranhão não dar certo e gosta de falar mal das coisas que vem para cá e ainda querem governar um Estado desses. Fica claro que o que essa gente quer mesmo é o poder.

    • Zeca Soares

      Perfeito, Francisco.

  4. Toni

    TAÍ MACABEU É SÓ ESPERAR 2017 VOCÊ VAI MORRER DE TORCER CONTRA.

    • Macabeu

      TONI, Tú és mesmo medíocre, não sei o que faço com vc. De pouca cultura, teus comentários não passa de um parágrafo, só tenho a lamentar. Procura ler as pessoas mais inteligente tenta compreender, esses politico são todos farsantes,(com raríssima excersões), politicos profissionais como Lula,Lobão são todos cínicos e descarados, com esse engodo elegeram Roseana, agora nas próximas eleições querem ganhar de novo, só se iludem quem quer. A tua inteligência não permitir que pense assim e veja um palmo adiante do nariz, vai ser escravo assalariado sempre, trabalhador inferior, passe bem coitado…

  5. Macabeu

    Esse pessoal não se manca, ilude o povo com promessas infinitas, ouvir esse politicos profissionais só com um detector de mentiras. Impossível acreditar, antigamente os politicos se davam respeito, hoje quanto mais velho mais o bicho mente.
    Aprenderam a mentir com o alemão Goebbell, “Uma mentira repetida mil vezes vira verdade”. É isto que esses cara estão fazendo. Jogaram de água abaixo milhares de sonhos de jovens que se prepararam para trabalhar e agora ver seus sonho terminar como uma noite de verão!!!. É triste, triste mesmo.

    • Jogador

      Macabeu Futruqueiro!!! kkkk..
      Não adianta torce contra Macabeu!! Teu Candidato Flavio Vice Dino vai levar taca dinovo em 2014!!! hahahahaha….

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: