Secma discute Sistema Nacional de Cultura

0comentário

olgasimaoComo forma de consolidar as políticas culturais no Maranhão, a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) promove, nesta segunda-feira (25), às 9h, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque (Calhau), em São Luís, o I Fórum de Debates sobre o Sistema Nacional de Cultura (SNC). O encontro contará com a presença de prefeitos e dirigentes culturais dos 217 municípios maranhenses.

A secretária de Estado de Cultura, Olga Simão, afirmou que o encontro será uma importante oportunidade de administradores das prefeituras conhecerem o Sistema Nacional de Cultura. “A participação dos gestores municipais e conselheiros estaduais nesse processo de construção coletiva da política cultural é imprescindível para o desenvolvimento das ações pactuadas com o Ministério da Cultura”, afirmou.

Durante o Fórum sobre o Sistema Nacional de Cultura serão debatidos os Sistemas Nacional, Estadual e Municipais com informações atualizadas que são de interesse dos municípios. Na mesma programação será realizada solenidade de posse dos Conselheiros Estaduais de Cultura.

A viabilização do Sistema Nacional de Cultura faz parte das metas e ações do Plano Nacional de Cultura (Brasil) (PNC), que estabelece ações de incentivo à cultura. Seu objetivo é organizar as políticas culturais de forma descentralizada, dando continuidade a elas independentemente de mudanças de governantes.

O SNC garante acesso a mecanismos de gestão e investimento, proporcionando transparência nas ações, por meio do controle social dos recursos e das políticas executadas pelo poder público.

Foto: De Jesus

Sem comentário para "Secma discute Sistema Nacional de Cultura"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: