População tem dificuldade para usar banheiros públicos

3comentários

G1

Encontrar banheiros públicos em locais de grande movimento em São Luís tem se tornado cada vez mais difícil. E nos locais em que ainda há banheiros disponíveis, eles se encontram em condições ruins, pela falta de manutenção ou até mesmo de educação dos usuários.

Uma equipe da TV Mirante percorreu alguns locais da capital para mostrar a situação.

Os banheiros públicos da Avenida Litorânea ficam localizados no parquinho. O das mulheres está fechado e a abertura do masculino foi forçada por frequentadores que encaram um verdadeiro desafio, já que no local não tem energia elétrica, água encanada, nem condições sanitárias adequadas.

O problema se repete em outros pontos turísticos da cidade. No Centro Histórico, um dos únicos banheiros públicos fica na Praça Nauro Machado. Mesmo com uma placa na entrada indica o horário de funcionamento, o espaço permanece fechado.

“Na maioria das vezes quando as pessoas sentem vontade (de ir ao banheiro), elas vão a restaurantes ou nos bares”, completou a estudante Jaciara Melo.

A equipe também foi ao Terminal de Integração da Praia Grande, no Centro. Como a entrada da equipe não foi autorizada, a repórter Dalva Rêgo pagou a passagem e registrou com o celular a situação dos banheiros utilizados pelos usuários do transporte coletivo.

No Chão, muita sujeira. Algumas portas estão pichadas e outras já não existem mais. As pias estão sem torneira. E, além disso, não há sabão no reservatório, nem toalha de papel para enxugar as mãos.

A situação é ainda mais grave nas cabines. Alguns vasos estão quebrados e outros entupidos. Havia papel higiênico sujo e absorvente nos cantos em que deveriam existir lixeiras.

Um funcionário do Terminal, que preferiu não se identificar, disse que há um mês acabou o contrato com a empresa que limpava os banheiros do terminal, mas que outra já é procurada. O funcionário disse que são os próprios trabalhadores que deixam de exercer suas funções para limpar os banheiros, quando é possível, uma ou duas por dia, quando dá.

Esclarecimento

Sobre a situação, a assessoria de comunicação da Prefeitura de São Luís informou que os banheiros estão incluídos no cronograma de reestruturação da infraestrutura dos Terminais de Integração.

Já a Secretaria de Gestão e Previdência do Maranhão disse que o projeto de padronização dos quiosques da Avenida Litorânea inclui a reforma dos banheiros na área da pracinha. Ninguém informou a data de realização dos serviços. Estado e Prefeitura disseram que não são responsáveis pelos banheiros da Praça Nauro Machado.

3 comentários para "População tem dificuldade para usar banheiros públicos"


  1. Saraiva

    Isto é uma grande vergonha uma campital com mais de 1 milhão de habitantes e sequer tem banheiros públicos funcionando adequadamente.

    • Zeca Soares

      Realmente esse tipo de coisa não tem mesmo justificativa. O poder público tem que oferecer esses serviços com qualidade.

  2. Macabeu

    Caro Zeca, vc relata com maestria a verdadeira situação dos Terminais, o da Cobab/Cohatrac,….. No Chão, muita sujeira. Algumas portas estão pichadas e outras já não existem mais. As pias estão sem torneira. E, além disso, não há sabão no reservatório, nem toalha de papel para enxugar as mãos. —Esta é a real situação, acho até pior.
    Tiver a infelicidade de usar o Terminal citado agora a pouco, precisamente as 19,30hs lá só está funcionando os banheiro das mulheres mesmo assim usado pelos homens, deixanda as mulheres constragida, pois com os homens não tem problema. Coitada, elas tem que entrar em grupo e uma ficar na porta vigiando, lamentável esta situação!!!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: