Castelão pode ser abastecido por energia solar

1comentário

joaquimhaickel
O estádio Castelão, em São Luís, deverá ser abastecido por energia solar gerada por meio da instalação de placas fotovoltaicas. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel. O trabalho será desenvolvido em parceira firmada entre as Secretarias de Esporte e lazer (Sedel) e Minas e Energia (Seme) que vão formalizar o pedido de documentação para efetivação do projeto.

O assunto foi discutido, esta semana, durante reunião de Joaquim Haickel com representantes da empresa Kyocera Energias Alternativas e Energia Solar, que apresentaram um planejamento para implantação de placas. O encontro contou com a presença do subsecretário da Secretaria de Minas e Energia, Francisco Peres; e o secretário-adjunto de Esportes, Clineu Coelho Filho, entre outras autoridades.

Um representante da Secretária de Estado de Minas e Energia do Estado do Piauí, Paulo Lages, veio a São Luís assistir a apresentação da implantação da energia solar visando à aplicação no seu estado.

Proposta

A proposta, de acordo com Joaquim Haickel, visa dar sustentabilidade a todo Complexo Esportivo do Outeiro da Cruz. Garantirá a economia de energia, principalmente no Estádio Castelão, e deverá beneficiar, também, a população dos bairros próximos.

O projeto, de acordo com subsecretário da Secretaria de Minas e Energia, Francisco Peres, será colocado em prática dentro do Programa de Eficientização Energética, da Seme, que garantirá o preço da conta de energia em um valor equivalente a metade do um valor do custo energético comercializado no mercado do Maranhão.

A captação da energia funcionará por meio de módulos flexíveis e finos de silício dispostos em placas metálicas que serão instaladas em locais estratégicos (como áreas do Estádio Castelão). A estrutura capta a energia solar e encaminha a corrente gerada para um equipamento chamado inversor, fornecendo energia tradicionalmente usada em indústrias, praças e residências.

Na visita foi apresentado o esquema de implantação de uma SPE Solar (Sociedade Propósito Específico) que tem como finalidade a prestação de serviços de energia elétrica a partir da fonte renovável solar por prazo mínimo de 20 anos. As placas geradoras de energia solar vão gerar a produção de energia limpa e consequente equilíbrio do meio ambiente.  A ideia inicial é a aplicação dessas placas metálicas no kartódromo e pista de atletismo para em seguida ser colocada nas estruturas do Estádio.

1 comentário para "Castelão pode ser abastecido por energia solar"


  1. Torcedor

    Quando é que as catracas eletrônicas do Castelão vão funcionar? Você sabe dizer Zeca Soares?

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: