Ribamar obtém bons resultados no combate a Cárie

2comentários

reuniaoO município de São José de Ribamar obteve, ao longo dos últimos cinco anos, excelentes resultados no combate a cárie dentária. É o que comprova estudo realizado pela professora/doutora Érika Bárbara Abreu Fonseca Thomaz, integrante do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e que foi apresentado pelo secretário municipal de Saúde, Rodrigo Valente, aos profissionais do setor de saúde bucal da cidade durante reunião de trabalho promovida nesta quinta-feira (04).

O estudo, que comprova a excelência dos serviços de saúde bucal oferecidos pela administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB) ao povo ribamarense, baseou-se em um levantamento epidemiológico de cárie dentária no ano de 2008 e repetido em 2012, tendo como público-alvo crianças da rede municipal de ensino com idade variando entre 06 a 12 anos.

Após avaliar as condições de saúde bucal em mais de 2.000 escolares (crianças), observou-se uma grande redução no índice de cárie nos dentes permanentes deste público morador do município. Em 2008, segundo o estudo, 45% destas crianças estavam livres da doença. Já em 2012 este percentual aumentou para 59%. Verificou-se que, em 2008, cada criança tinha, em média, três dentes com experiência de cárie, mas em 2012 a média foi de 1,5 dentes permanentes por escolar.

“Os números são extremamente significativos e mostram que estamos caminhando no sentido certo”, destacou o secretário de saúde, Rodrigo Valente.

A Organização Mundial de Saúde estabeleceu como meta a ser alcançada que, no máximo, três dentes permanentes poderiam estar acometidos com a doença cárie até os 12 anos de idade. Naqueles países onde esta meta já foi alcançada, a OMS definiu novas metas para o ano de 2015. Este índice deverá passar a ser calculado de modo diferente: apenas no terço da população com a maior frequência de cárie.  A meta será alcançada se continuar sendo menor que três.

São José de Ribamar, de acordo com o estudo, já alcançou ambas as metas em 2012. Conseguiu-se uma taxa de 1,5 dentes permanentes acometidos de cárie nas crianças, ou seja, bem menor que 3,0. E, ao serem consideradas apenas aquelas que apresentaram mais dentes cariados, a média foi de 2,8 dentes permanentes com experiência de cárie.

2 comentários para "Ribamar obtém bons resultados no combate a Cárie"


  1. Paula da CGJ

    Esses ai são do TJ-MA ,tao so mamando a grana , no ststus de a disposoção recebendo por la e por TJ , Secretariado de Saude de La tambem , As manobras são amplas , porem a derrama do dinheiro publico nunca acaba !
    TCE – MPU – CGJ’as , são so migue nao servem pra nada mesmo !
    Atençao cidadao ribamarense ! eles so te sugão !

  2. Macabeu

    Ah Zeca, há se fosse assim com o CEO(Centro de Especialização Odontológico), não tinha uma “ruma” de gente desdentado, O CEO de Ribamar está jogado pras cobras, a quatro mêses a atendente diz que não tem nem previsão de quando chega material, para reiniciar os trabalho com prótese. Meu cunhado se candidatou pare receber duas prótese total, até hoje está sem os dentes e sem mastigar, tomando só liquido, por falta de respeito com todos os usuários do CEO de Ribamar. Cadê o Gil Cutrim?, parece que esse rapaz só vive de mídia, se é para aparecer é com Ele!
    Quer ver? liga pra esse número, 3224 6258 e ouver o que a Atendente vai lhe dizer???

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: