Fantástico mostra situação precária de bombeiros

13comentários

O Fantástico exibiu reportagem na edição de ontem e mostrou a situação precária do Corpo de Bonmbeiros no Maranhão.

A reportagem do Fantástico foi a Bacabal, no interior do Maranhão. Na cidade de 100 mil habitantes, não existe corpo de bombeiros.

No incêndio em Bacabal, especialistas afirmam: foi sorte ninguém ter se ferido, em outubro passado. “Isso aí é uma atitude de desespero, correndo risco, inclusive, depois de virarem vítimas”, alerta o coronel da reserva do Corpo de Bombeiros de São Paulo Paulo Chaves de Araújo.

Como Bacabal não tem Corpo de Bombeiros, quando ocorre um incêndio desses, teria que vir uma equipe da capital, São Luís, que fica a quase 250 quilômetros de distância.

Sabe o que aconteceu? O improviso chegou ao ponto de o limpa-fossa ser usado para apagar o fogo. “Perguntaram: ‘Ei, aí é água?’. Eu digo ‘não, é fezes, mais ou menos uns quatro mil litros de fezes’. ‘A gente está precisando, que aqui o fogo está demais’”, relembra Jaelson Santos Souza.

E essa não foi a primeira vez que ele fez papel de bombeiro. Um ano antes, ele tinha apagado um incêndio em um depósito de reciclagem. “Não fica muito cheiroso não. O importante é resolver o problema”, diz.

No Maranhão, em média, há um quartel de bombeiros para cada 20 cidades.

“Por que não tem mais bases do Corpo de Bombeiros no estado?”, pergunta o repórter.

“A grande problemática é efetivo, tanto que o governo do estado está otimizando já. Temos um concurso em andamento para a entrada de mais 150 homens neste ano e em 2014, há uma previsão de mais 150 homens”, responde o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, coronel Wanderley Pereira.

13 comentários para "Fantástico mostra situação precária de bombeiros"


  1. joanir

    COMENTÁRIO MODERADO

  2. Zé Limeira.

    PÔXA!!! COMO PODE TAL COISA? DE 40 ANOS PARA KÁ, TODAS AS MAZELAS DA CAPITAL DO ESTADO DO MARANHÃO, E A TOTAL FALTA DE ESTRUTURA DO ESTADO DO MARANHÃO EM SI, EU, ZÉ LIMEIRA, COLOCO TUDO NA CONTA DO SIMPATISSÍSSIMO SARNEY, EX-PRESIDENTE DA NAÇÃO E EM TODOS OS QUE TEM ESTADO COM ELE AO LONGO DO TEMPO CITADO. TANTO OS QUE CONTINUAM, QUANTO ÀQUELES QUE AGORA COSPEM NO PRATO QUE COMERAM. ESSES TAMBÉM SÃO CULPADOS. A UNS DOIS 03 DIAS ATRÁZ ME ATREVI A TECER UM COMENTÁRIOZINHO SOBRE A DESARMONIA DE UM MECANISMO MODERNO SENDO ANEXADO A UMA ESTRUTURA DECRÉPTA AQUI EM SÃO LUIS. E, NA OCASIÃO FALEI QUE TEM GENTE QUERENDO SER GOVERNADOR DESTE DEPAUPERADO ESTADO-POBRE ESTADO, E QUANDO GOVERNOU UM AGLOMERADO URBANO AQUI DA GRANDE ILHA QUE NOME DE CIDADE, DEIXOU AS PESSOAS DE LÁ SEM NENHUM SANEAMENTO URBANO/SANITÁRIO. TEM OUTRO QUE JÁ FOI GOVERNADOR, MANDOU REFORMAR A AVENIDA QUE DÁ ACESSO A UEMA. E EIS A MARAVILHA. O CARA CONTINUA OCUPANDO A MOITA, SÓ QUE AGORA EM OUTRA INSTÂNCIA, E ADITA AVENIDA PRECISA URGENTEMENTE SER FEITA UMA NOVINHA EM FOLHA. OU SEJA AS OBRAS QUE OS CARAS FAZEM NÃO ULTRAPASSA NEM MESMO OS ANOS DE VIDA DO TAL E A MESMA JÁ PRECISA SER REFEITA. CADÊ A VISÃO DE LONGO ALCANCE DESSE HOMEM E/OU DESSES HOMENS QUE QUEREM NOS GOVERNAR? SERÁ MESMO QUE O POVÃO MARANHÃO VAI HOMOLOGAR MAIS 04 ANOS PRA ESSE GRUPO? PÔXA FALA SÉRIO? E O PIOR, É QUE EU ZÉ LIMEIRA OLHO PARA O OUTRO LADO E NÃO VEJO NINGUÉM COM AS CREDENCIAIS PARA TORNAR ESTE UM ESTADO PUNJANTE. ATÉ AQUI; ZÉ LIMEIRA.

  3. Macabeu

    COMENTÁRIO MODERADO

  4. JOAQUIM CARVALHO

    “NO MARANHAO FOGO SE APAGA COM BOSTA”” KKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKK

  5. flavio espindola

    Esse povo de bacabal só quer ser e toma agua de bosta kkkkk
    cidade de capial é assim mesmo!!!

  6. Alex

    Sinceramente isso é falta de Governo!! Chegar ao ponto de apagar fogo com fezes, é pura brincadeira! E agora vêm com papo de governo itinerante, não se iludam povo Maranhense, pois com essa familia no poder, vamos continuar apagando fogo com fezes!!

  7. luciano

    Olha nao é de se espantar nao , no Ma tudo ta precario , sao luis ta um caos , muita violencia , muita bagunça , quem viu aquilo e se espantaou noa sabe a realidade que passamos !

  8. Angela Lemos

    A responsabilidade pela falta de bombeiros nos municípios brasileiros não pode ser considerada culpa dos atuais prefeitos, é algo que vem de muito tempo de desrespeito à categoria, uma legislação fraca, que não determina quantos bombeiros os municípios devem ter por número de habitantes e prefeitos despreparados pra gerir e gerar recursos.
    Os prefeitos e vices deviam se organizar e se preparar melhor pra lidar com essas e outras questões a dica ou conselho interessante é que existe uma organização suprapartidária que tem como objetivo auxiliar seus associados a administrar seus municípios http://www.anpv.org.br/ , fornecendo consultoria jurídica em todas as esferas do judiciário, e que pode ajudar a fazer pressão política por novas leis uma vez que os prefeitos juntos podem compartilhar experiencias.

  9. regina

    será que a governadora viu essa reportagem ou tava muito ocupada?

    COMENTÁRIO MODERADO

  10. claudio

    ESSE POVINHO GOSTA DE SOFRER.

    COMENTÁRIO MODERADO

  11. Gusmão

    Caro Zeca,

    Sabes, para me informar, se o Corpo de Bombeiro de São Luís conta com equipamentos, por exemplo: uma grande escada automatizada, para uma emergência num desses prédios altos da cidade.

    Obrigado.

  12. elton

    no maranhão é assim: crime se resolve na base do “ela” que mandou e incêndio se paga com cocô.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: