Ricardo Murad inaugura leitos de UTI em São Luís

3comentários

carlosmacieira
Mais 13 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram inaugurados na manhã deste sábado (13) no Hospital de Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira, pelo secretário de estado de Saúde, Ricardo Murad. Com os novos leitos o hospital passa a oferecer 39 vagas de UTI.

Também foram reativados 29 leitos de clínica de especialidades localizados no 5º andar daquele hospital, e que foram desativados em agosto do ano passado devido ao incêndio que atingiu a unidade de saúde. Com isso, o HCM passa a contar com 82 vagas destinadas a clínica especializada. A unidade de saúde, que atende pacientes considerados de alta complexidade, dispõe ainda de 13 leitos de UCI (semi-intensivos) e 10 máquinas de hemodiálise.

Ricardo Murad destacou, durante a inauguração, que brevemente o Maranhão atingirá o número de leitos de UTI preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para se ter ideia, havia em 2009, na rede estadual em todo Maranhão, apenas 88 leitos de UTI e UCI. Hoje a rede estadual conta com 325 vagas, sendo que, destas, 237 foram implantadas na atual gestão.

carlosmacieira1

O secretário disse ainda que os novos leitos de UTI são resultado da reforma pela qual o hospital vem passando e que deverá ser finalizada no começo do ano que vem. “Nossas UTIs não deixam nada a desejar a nenhuma outra, quer seja do sistema público quer seja do sistema privado de saúde em todo o Brasil. Temos equipamentos modernos, de primeiro mundo à disposição para a tendermos não só os maranhenses, mas os brasileiros que estejam no Maranhão”, destacou ele.

Equipada com respiradores mecânicos, monitores multi-paramétricos, estação cardio-pulmonar, entre outros modernos aparelhos, a UTI dispõe ainda de equipes médicas e de enfermagem especializadas no atendimento às mais diversas doenças. “Quero destacar que sem as equipes que operam o sistema com muita competência, isso não seria possível”, agradeceu Murad.

O secretário aproveitou ainda a oportunidade para anunciar novos projetos para a área de saúde no estado. “Vamos implantar quatro unidades do Hospital Geral, os chamados Geralzinhos, que serão destinados a atender pacientes que necessitam fazer procedimentos e cirurgias de baixo porte”, disse o secretário. Essas unidades serão implantados em Matões do Norte e em São Luís – no Maiobão, Vila Luizão e Vila Palmeira.

Foto: Handson Chagas

3 comentários para "Ricardo Murad inaugura leitos de UTI em São Luís"


  1. Toni

    RICARDO MURAD FAZ UMA REVOLUÇÃO NA SAÚDE DO MARANHÃO PARA CALAR A BOCA DA TURMA DO QUANTO PIOR MELHOR E QUE SÓ SABE FALAR MAL DO MARANHÃO.

  2. chicosarney

    Caro Zeca Soares,só os incrédulos e babões de do Pseudo Comunista Flávio Dino,não enchergam um palmo na frente do nariz, o trabalho que está sendo feito pelo Governo Roseana e Ricardo Murad a Frente da secretria de saude.Esses comunistas morrem mas não se entregam.Eta povinho miserável.Ufa!

  3. regina

    esse Carlos macieira nunca acaba essas obras, mas Zeca onde fica mesmo o gabinete desse secretario?

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: