Gardênia Castelo critica PEC 37

2comentários

gardeniacasteloA deputada Gardênia Castelo (PSDB) criticou, na manhã desta terça-feira (16), a Proposta de Emenda Constitucional 37/2011, em tramitação no Congresso Nacional, que pretende eliminar o poder de investigação do Ministério Público.

A PEC 37/2011, de autoria do deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), acrescenta um parágrafo ao artigo 144 da Constituição Federal, para estabelecer que a apuração das infrações penais será competência privativa das polícias federal e civil. Atualmente, por determinação constitucional, o Ministério Público e outras instituições também exercem a atividade de investigação criminal.

“A aprovação desta PEC”, afirmou a deputada Gardênia Castelo, “representa uma ameaça à democracia brasileira, já que no momento em que restringe as investigações apenas à polícia ela estimula o corporativismo e alimenta a impunidade, pois a gente sabe perfeitamente que a polícia sozinha não tem nem recursos humanos, nem financeiros, nem materiais, nem tecnológicos para conduzir todas as investigações que diariamente desafiam a banda sadia da sociedade brasileira”.

Gardênia Castelo afirmou ainda que o simples fato de apenas três países, no mundo inteiro, três países governados por tiranos: Quênia, Indonésia e Uganda, não permitirem a presença do Ministério Público nas investigações criminais, por si só dá a medida exata do quanto esta PEC “representa de atraso, de corporativismo barato e de distância dos anseios e da realidade dos cidadãos comuns que não toleram mais a política com ranço”.

Ao encerrar seu pronunciamento, a deputada Gardênia Castelo disse que seria interessante sugerir à União Nacional dos Legisladores e Legislativos Nacional (Unale) que também se incorpore nesta luta contra a PEC 37 e a favor da democracia brasileira. “Portanto, senhor presidente, senhores deputados, eu também sou contra a PEC 37”, ressaltou Gardênia Castelo.

Foto: Racciele Olivas/Agência AL

2 comentários para "Gardênia Castelo critica PEC 37"


  1. JR

    Ela tem que criticar mesmo, pois o papaizinho dela é um dos investigados por crimes cometidos. O MP tem que fazer algo com Castelo, já está sendo esquecido

  2. Wellington

    Bom dia meu caro Zeca Soares, gente o Maranhão tem 18 Deputados Federais, esses homens nunca beneficio o estado em nada e quando aparece é assim com uma dessa o nome da peça rara é Lourival Mendes, Por uma São Luís mais segura. Sei.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: