Violência contra jornalistas

2comentários

jornalista_morto_em_sao_luisO Brasil ocupa o décimo lugar na lista de 12 países com elevado índice de impunidade para casos de jornalistas assassinados, segundo um relatório divulgado nesta quinta-feira (2) em Nova York, nos EUA, na véspera do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

Iraque, Somália e Filipinas lideram a lista divulgada pelo Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ, em inglês), que tem como maior novidade a inclusão da Nigéria.

Na América Latina, além do Brasil, Colômbia e México também integram o triste ranking.

O índice de impunidade anual do CPJ identifica os países onde jornalistas são assassinados e onde os governos fracassam em sua tentativa de resolver os crimes. Ele reúne casos de 2003 até o fim de 2012 e apenas os países com cinco ou mais casos sem solução são incluídos.

A análise do CPJ indica que a violência contra a imprensa se intensificou no Brasil. Apesar de estarem à frente, países como Colômbia (quinto) e México (sétimo) tiveram uma queda no número de assassinatos de jornalistas.

No caso do Brasil, o CPJ aponta uma série de assassinatos que não foram esclarecidos nos últimos três anos, em particular de blogueiros e jornalistas de meios de comunicação digitais de estados do interior do país.

Por isso, depois de ter saído do índice de impunidade em 2010, o Brasil voltou, já que a situação atual ‘demonstrou que os avanços foram ilusórios’ e ainda existem nove assassinatos sem solução.

“As forças da polícia e do Poder Judiciário, principalmente em pequenas cidades, são muito vulneráveis às pressões de poderosos grupos locais”, afirmou Veridiana Sedeh, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, citada no relatório do CPJ.

Leia mais

2 comentários para "Violência contra jornalistas"


  1. ZÉ LIMEIRA.

    ANDAOU PERAMBULANDO PELA IMPRENSA, UMA INFORMAÇÃO, QUE SE CONFIRMADA MOSTRARÁ QUE ESSE INFELIZ RAPAZ FOI MEXER COM FOGO E SE QUEIMOU FEIO. A MEU VER, SE ASSIM FOI, NÃO EXISTIU NO CASO, UMA VIOLÊNCIA BARATA, MAS UMA DE MAIS OU MENOS UM MILHÃO. POIS SEGUNDO A NOTÍCIA, O PEDAÇO DE CARNE QUE ELE AMEAÇOU PEGAR DAS ONÇAS ERA DESSE TAMANHO. UNA AÇÃO X UNA REAÇÃO. ATÉ AQUI, ZÉ LIMEIRA.

  2. ana

    queremos saber se e verdade que a prefeitura de icatu nao apreceu na lista porque a ex secretaria da prefeitura crisalha o marido dela e da plicia federal e esta protegendo o ex prefeito ou realmente a prefeitura não esta envolvida na agiotagem o qual eu duvido muito.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: