Eliminando desperdício…

0comentário

mutiraoA Prefeitura de São José de Ribamar iniciou neste último sábado (4) um trabalho pioneiro na rede municipal de saúde que objetiva eliminar desperdícios, motivar os profissionais, além de melhorar a oferta do serviço prestado aos usuários do setor.

Trata-se das ações da ferramenta de qualidade 5S, implantada pela administração do prefeito Gil Cutrim, e que está funcionando como uma complementação do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

Durante toda a manhã, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) realizaram na Unidade Básica de Saúde do Jardim Tropical, localizada na Avenida Paraíso, principal via do bairro Jardim Tropical, um grande mutirão, cujas ações consistiram na organização do ambiente de trabalho, eliminação de desperdícios, verificação das condições infraestruturais do prédio e execução imediatas de melhorias, dentre outras.

mutirao1O 5S é uma ferramenta utilizada principalmente em grandes empresas da iniciativa privada (no Maranhão, a Alumar já a utiliza há alguns anos) e que proporciona desenvolver um planejamento sistemático de classificação, ordem, limpeza, permitindo de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional, motivação dos funcionários e consequente melhoria da competitividade organizacional. Seus propósitos são melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais, espaços e manutenção.

De acordo com o secretário municipal de Saúde de São José de Ribamar, Rodrigo Valente, a ideia de implantá-la na rede municipal de saúde da cidade visa justamente otimizar os serviços prestados à população pela SEMUS. “O 5S, assim como o PMAQ, são iniciativas incluídas em um vasto rol de ações, desenvolvidas pela administração Gil Cutrim, que visam, tão somente, oferecer um serviço de qualidade ao povo de Ribamar”, disse.

Ele explicou que a ação deste sábado na UBS do Jardim Tropical será promovida também nas demais Unidades Básicas de Saúde do município e nos Centros Municipais de Saúde Onório Gomes (sede) e Kiola Costa (região das Vilas) sempre nos fins de semana ao longo dos próximos meses.

Sem comentário para "Eliminando desperdício…"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: