Seduc orienta escolas

5comentários

pedrofernandes1

Com objetivo de estimular e garantir a participação maciça de alunos da rede pública estadual no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, considerando a relevância do teste para ingresso dos estudantes em universidades brasileiras, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está mobilizando as escolas a realizarem as inscrições de seus alunos até o dia 27 deste mês.

O Enem avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio. O resultado permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em cerca de 500 instituições públicas de educação superior.

Além disso, o exame é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.

A Seduc orienta as escolas que subsidiem seus alunos quanto ao processo de inscrição e, sobretudo, na preparação dos estudantes para o exame, com a realização de reforço escolar, com base nas Matrizes de Referência do Enem.

Inscrições

As inscrições para o exame devem ser feitas exclusivamente pela internet até às 23h59min (horário de Brasília) do dia 27 deste mês, no endereço eletrônico: http://enem.inep.gov.br. O candidato deve informar, dentre outros dados, os números do CPF e Carteira de Identidade. Os estudantes sabatistas também devem informar sua religião. O cartão de confirmação da inscrição será enviado, por via postal, para o endereço informado pelo estudante no ato da inscrição.

Para os candidatos não isentos, a taxa de inscrição de R$ 35,00 deve ser paga até o dia 29 deste mês. Estão isentos os concluintes do ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não precisa pagar a taxa o participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Provas

As provas serão aplicadas em outubro deste ano, no sábado (26), e no domingo (27), com início às 13h (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, também de acordo com o horário de Brasília. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação. No dia 26 serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. O tempo para a prova é de 4h30. No segundo dia, 27, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e de Matemática e suas Tecnologias. O tempo para a prova será de 5h30.

5 comentários para "Seduc orienta escolas"


  1. claudio

    QUEM DISSE QUE OLIGARQUIA GOSTA DE EDUCAÇÃO, QUANTO MAIS ANALFA E POBRE MELHOR.

    • Zeca Soares

      Esse pensamento é tão velho quanto inconsistente.

  2. Marco Antonio Carvalho Diniz

    Tarados pelo Poder

    Gestada da matriz política cinquentona, a imatura governança de Roseana Sarney completará – daqui a quatro meses – 12 anos. Com essa idade já deveriam ter ocorridas transformações significantes que promovessem o desenvolvimento no seio do nosso estado.

    Derramando “Sangue, suor e lágrimas” o povo maranhense clama por iniciativas inovadoras que possibilitem dias melhores para as pessoas que vivem e moram na nossa impotente unidade federativa. Nesse leito de insatisfações, Flávio Dino é fortemente apontado como o SEXO DA MUDANÇA.

    Sentido esse GRANDE MOMENTO político do presidente da EMBRATUR, o PMDB tenta um namoro com a oposição, na esperança de manter a maldita herança política a partir de 2015. Sem compras de alianças, o Ministro do Turismo – Gastão Vieira (viajando na maionese) pôs-se a criticar o atual governo estadual e a elogiar Flávio Dino. Viera, COM CERTEZA (!), lança-se como viés que ligará essas duas partes no andamento do processo eleitoral no ano vindouro -, se necessário for. CAALMA… Ministrô !! Ainda é muito cedo para pular dentro do nosso barco-, APESAR DOS EMPURRÕES !

    De uma coisa eu tenho certeza, a eleição para o governo do Estado do Maranhão em 2014 VAI SER DUREZA PARA OS DOIS LADOS.
    Marco Antonio Carvalho Diniz

  3. Alencar

    É por isso que tem aluno detonando a Roseana.

  4. MICHELE

    Como eu vou participar e tirar boas notas no ENEM, com greve e sem os professores principais(Matemática e Física) na minha escola, e quando vou reclamar na secretaria próximo a igreja do São Francisco o diretor geral não me atende, nunca tá, ninguém diz nada ou só com hora marcada. Por favor faz alguma coisa seu Pedro Fernandes. Pelo amor de Deus.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: