Tomando as rédeas

16comentários

edivaldoPor Marco D’Eça

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) já percebeu a enrascada em que se meteu ao se deixar conduzir pelos líderes de PCdoB, PDT e PSB.

A guerra interna dessas legendas por espaços de poder em seu governo está acabando com a sua gestão.

Felizmente, o prefeito parece ter percebido o risco que corre. E começou a mudar o rumo.

Escolhas técnicas

A nomeação de Andréa Everton e Fabíola Aguiar para as secretarias de Assistência Social e de Trânsito, respectivamente, foi a forma que Holandinha teve para dizer que não aguenta mais e quer se afastar da influência política de comunistas e pedetistas – que já se engalfinhavam pelas vagas.

O prefeito sabe que cometeu um erro ao nomear indicações políticas para pastas que deveriam ser controladas por gente de sua inteira confiança, como Educação e Saúde.

Ele também deve mudar os dois secretários destas pastas, que não renderam o esperado.

Mas já definiu que as escolhas serão técnicas.

roseanaOutro erro de Holandinha foi deixar que porta-vozes do PCdoB tomassem as rédeas de seu governo e a interlocução com a imprensa.

Isolado em seu gabinete, o prefeito deixou que os comunistas assumissem divulgação e exclusividade nas respotas da prefeitura, usando gente desqualificada e despreparada para o exercício midiático, fundamental para a compreensão que a sociedade tem do governo.

O caso Felipe

PCdoB e PDT brigam agora pelo lugar de Felipe Camarão no Urbanismo – ele deve deixar o cargo por que não conseguiu liberação da Advocacia Geral da União, onde é concursado.

Camarão é um dos nomes da cota pessoal do prefeito.

Discreto, competentíssimo e afastado das pendengas políticas, ele chegou a ser assediado por emissários do PCdoB, que queriam transformar a secretaria em mais um feudo do partido – como já fizeram com a Educação, com a ainda inexistente pasta da Habitação e, indiretamente, com a Cultura, além da Comunicação, só para citar algumas.

Mas Holandinha também já sabe que Felipe Camarão não teve a liberação da AGU também por conta da ação do PCdoB em Brasília.

Marcos Briad: blindagem jurídica e pessoal

marcosbraidApoio pessoal

Em sua gestão, além de Camarão, o prefeito conta com o auxílio fundamental de outros dois técnicos, também alheios às questiúnculas políticas – sobretudo as disputas envolvendo PDT e PCdoB.

São eles: Rodrigo Marques, secretário de Governo, e Marcos Braid, procurador-geral do Município, amigos de infância e homens de confiança do prefeito.

Os dois dão o suporte administrativo e legal que garantem as ações do prefeito nos bastidores – e que irritam sobremaneira a banda partidária da administração.

Tanto que Rodrigo vem sendo minado há alguns dias por ações do PCdoB.

Seu cargo é cobiçado pelos comunistas desde antes do início da gestão. Por isso, Marques é alvo preferencial quando o objetivo é bombardear o núcleo de poder de Edivaldo.

No comando

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior sabe que poderá ficar isolado se tomar uma decisão drástica contra a influência político – e sobretudo eleitoral – em sua administração.

Mais aos poucos, vai afastando quem deve ser afastado e impedindo a ascenção de interesses partidários, demarcando as áreas importantes com gente de sua confiança, blindada contra as artimanhas políticas.

Assim, começa a tomar as rédeas de seu governo.

E isso é bom para a sociedade…

16 comentários para "Tomando as rédeas"


  1. nando

    esse rodrigo marques esta causando maior discordia no governo edivaldo,com os vereadoes,deputados,lideres e muitos outros,nao adianta ter varios cursos no exterior,se nao sabe o basico,lidar com o proximo.

  2. revoltado

    talvez esteja ai o fracasso do governo edivaldo,pessoas sem experiencia em cargos publicos.nao conheco uma so pessoa do meu convivio social que esteja satisfeita com o governo edivaldo.
    gosto deconversar aonde passo e a decepcao e grande

  3. ex edivaldo

    nao e rodrigo marques qu foi adjunto do julio noronha no governo jackson lago, o que ele fez mesmo na ausencia do julio?????????????????

  4. CESAR FM

    antes tarde do que mais tarde, ou antes tarde do que nuca, é assim manda esses “camaradas” catar coquinho, deixem o jovem trabalhar.

  5. ozeas

    não da pra acreditar que essa ótima análise foi feita por Marco D’éça, um perseguidor pessoal declarado dio prefeito.

  6. Pablo Gouveia

    O Prefeito deveria também ter mais atenção na Secretaria de Esporte, por lá as coisas não mudaram nada. Cheio de apadrinhamento politico e nada de concreto e novo para o esporte.Soube que o Profº Sandow Feques foi muito elogiado pelo Prefeito em um certo encontro. Um bom nome para mudar o esporte de São Luis.

  7. Silas Jr

    É preciso que o prefeito realmente assuma as redeas do seu governo e nao permita ser marionete de partido algum. Pela maturidade, responsabilidade,compromisso e trabalho, é possível sim fazer uma gestão diferente,próspera e isso já estamos sentindo nos setores onde trabalhamos. Embora tenha alguns funcionários(mesmo concursados)que parecem trabalhar contra e dificultam simples ações internas.De qualquer forma, o prefeito merece um voto de confiança e muita oração, pois é uma guerra de poder e perseguição imensa.

  8. Saraiva

    Tudo é sede de poder somente isso pode explicar o que está acontecendo nos bastidores dos partidos que apoiam o Prefeito de São Luís.

  9. Otávio

    Zeca Soares gostaria de ouvir a sua opinião para saber quem é o melhor e o pior secretário da administração de Edvivaldo?

    • Zeca Soares

      Acho que ainda é cedo para uma avaliação. Mas oportunamente direi aqui.

  10. Ana Lúcia

    Excelente análise e muito coerente Zeca Soares. Parabéns por abordar o assunto.

    • Zeca Soares

      Obrigado Ana Lúcia, mas o artigo é do jornalista Marco Aurélio D’Eça publicado em seu blog e que só reproduzi aqui e realmente bastante coerente e que merece reflexão.

  11. Marcelo

    Acertadamente Zeca Soares, os dois Marcos Braid e Rodrigo Marques são os nomes de confiança do prefeito juntamente com Felipe Camarão. E isso está incomodando muita gente que quer exercer o poder e o governo pelo Prefeito Edivaldo Jr.

    • Zeca Soares

      Você fala aí de três bons nomes da equipe do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC).

  12. Toni

    ESTAVA MAIS DO QUE NA HORA. OU EDIVALDO TOMA AS RÉDEAS OU VÃO TOMAR O GOVERNO DELE.

    • Zeca Soares

      Será, Tony? Chegaria a tanto?

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: