Educação cidadã

0comentário

alllankardec2
Mais de cinco mil alunos da rede municipal de ensino de 11 Unidades de Educação Básica serão beneficiados com o início do “Crianças saudáveis, Futuro Saudável”. A assinatura do convênio para implantação do Programa foi realizada na sede da Secretaria, na manhã desta quarta-feira (22), pelo secretário municipal de Educação, Allan Kardec Duailibe, e representantes da empresa MPX Energia S.A., que apoia o programa por meio da Usina Termelétrica Itaqui e da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público “INMED/Brasil”.

“O programa é uma excelente iniciativa da MPX e da INMED/Brasil, porque prima questão da saúde de nossos alunos e permite a mudança de hábitos não somente no ambiente escolar, mas no familiar também. Dessa forma, envolve toda a comunidade escolar e nos auxilia no processo de construção de uma Educação mais cidadã para nossas crianças”, destacou Allan Kardec Duailibe.

Com a implantação do Programa serão beneficiados alunos de 6 a 14 anos de Unidades de Educação Básica localizadas nos bairros Vila Maranhão, Porto Grande, Taim, Rio dos Cachorros, Vila Residencial, Nova Canaã, Pedrinahas e Muriaí.

“O programa permite maior aproximação da escola com a comunidade e a criança se torna transformadora da sociedade”, destacou a presidente da INMED/Brasil, Joyce Capelli.

allankardec1
Programa

O “Crianças Saudáveis, Futuro saudável” é estruturado nos eixos Educação Participativa, Ação Comunitária e Controle de Doenças. O primeiro abrange discussão de temas ligados à saúde e higiene, à nutrição, ao meio ambiente, à autoestima e ao plantio de hortas escolares e comunitárias. O segundo eixo promove o envolvimento de líderes, agentes comunitários de saúde, pais, alunos e funcionários das escolas no Programa. Já o eixo Controle de Doenças associa ao tratamento de saúde noções de saúde preventiva, educação participativa e responsabilidade social.

O Programa contempla a realização de exames parasitológicos, hemoglobina e também são conferidos peso e altura das crianças. Pelos resultados é verificado se há acometimento de infestação parasitária e anemia pelos alunos, bem como é observada a condição nutricional deles. O “Crianças Saudáveis, Futuro Saudável” também prevê o tratamento de verminoses e anemia, bem como a orientação de higiene bucal e a realização de escovação supervisionada com os alunos.

São Luís é a terceira cidade do Maranhão para a qual a MPX e a Inmed Brasil trazem o “Crianças Saudáveis, Futuro Saudável”. O programa já é desenvolvido nas cidades de Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes, onde está localizado o Complexo Termelétrico Parnaíba. Além do Maranhão, o programa também é implementado na cidade de São Gonçalo do Amarante, no Ceará, onde ficam as Usinas Termelétricas Energia Pecém e Pecém II.

Foto: Ana Paula Rodrigues

Sem comentário para "Educação cidadã"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: