Saúde da Família

0comentário

4844Palestras_EducativasA Secretaria de Saúde (Semus) de São Luís anunciou a ampliação das equipes do Programa Saúde da Família (PSF). Atualmente, 104 equipes atuam no atendimento diário nas Unidades Básicas e Postos de Saúde da capital com o objetivo de fortalecer a Atenção Básica à Saúde no município.

O aumento das equipes elevou nesse mês a cobertura do atendimento para 35% da população, alcançando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS). No início dessa semana, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e o secretário de Saúde, Vinicius Nina, estabeleceram o prazo de 18 meses para que o Programa alcance 50% da população, o que representará a integração de mais 43 equipes.

Em janeiro, assim que a nova gestão assumiu a pasta, a cobertura do Saúde da Família era de 27% e contava com apenas 80 equipes, sendo que 25 delas estavam sem médicos em seus quadros. Além disso, profissionais demonstravam insatisfação devido ao atraso dos pagamentos, e existia risco do PSF, em São Luís, ser descredenciado pelo Ministério da Saúde.

Para o secretário Vinicius Nina, o papel do Saúde da Família é de grande importância para que se possa otimizar o fluxo necessário no atendimento. “Hoje, no modelo assistencial que é utilizado predomina o atendimento ao paciente em hospitais de grande porte e, em inúmeras vezes, são problemas que podem e devem ser resolvidos pelo médico de família. Esse profissional, assim como toda a equipe do PSF tem um melhor conhecimento da realidade desses pacientes”, destacou.

Sem comentário para "Saúde da Família"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: