Saúde no Maranhão

1comentário

saude

O Governo Itinerante também levou as ações de saúde para os municípios de Morros, Presidente Juscelino e Cachoeira Grande nesta sexta-feira (24). A Secretaria de Estado da Saúde (SES) levou para as comunidades atendimentos de clínica médica, pediatria, citologia oncótica (preventivo de câncer de colo uterino), exames laboratoriais de próstata, glicemia, colesterol, aferições de pressão arterial e pesagem.

Raimundo José Batista do Nascimento, morador do povoado Mato Grosso, município de Morros, foi consultar, fazer exames e levou a filha Paula de Freitas Nascimento, de 6 anos para consultar com o pediatra, e a esposa Mirtes Cantanhede de Freitas para fazer o preventivo. “Soube que estavam fazendo estas ações e vim fazer os exames para saber sobre os níveis de colesterol e glicemia. Aproveitei para trazer logo toda a família para consultar”, disse ele.

A dona de casa Lucilene Rodrigues da Silva, da cidade de Morros, levou as filhas Maria Clara da Silva (7), Poliele da Silva (9) e Lays Cristina da Silva (2) para consultar com a pediatra e fazer a atualização da carteira de vacinação da mais nova. “Criança sempre precisa de acompanhamento de especialista e por isso trouxe as meninas”, afirmou. Luiza Veloso da Silva Amaral buscou o exame de citologia oncótica. “Fiz há três meses no posto do município e nunca recebio resultado. Agora vim fazer aqui porque sei que é importante para prevenir doenças na mulher”, justificou.

Na cidade de Cachoeira Grande, as ações foram realizadas no Centro de Saúde Acácio Carvalho Pinto. O aposentado Felipe Alves da Silva, 78 anos fez, durante as ações da SES, o primeiro exame na próstata. “Sabia que era preciso fazer, mas meus filhos moram longe e não tenho quem me levasse para fazer em São Luis. Agora chegou a hora de fazer”, relatou o aposentado.

Lauriene da Silva Maia, 17 anos, da Vila São Raimundo, levou o pequeno Kuarlison Mais Santos, de um ano, para consulta de rotina. “Nunca tem pediatra no município e não vou perder a oportunidade de consultar meu filho”, justificou. A mesma atitude teve Sonia Maria Pereira da Silva, que levou a neta Girlane da Silva Souza, de 06 anos. “Há três dias sofro com dores nas costas e não tem médico na cidade. Soube que hoje tinha estas ações de saúde de São Luís e vim logo consultar e trazer minha neta para fazer uma avaliação com o pediatra”, disse.

O Hospital Santo Antonio recebeu as ações de saúde na cidade de Presidente Juscelino. Karina Aparecida Matos dos Santos levou o filho Carlos Davi dos Santos Teixeira (7 anos), com dores na perna e manchas no corpo, para consultar com o pediatra. “Só tem pediatra no município uma vez ao mês e é difícil conseguir consulta. Aproveitei logo para fazer hoje”, declarou.

A dona de casa Dulcilene Castro dos Santos também levou as filhas Jamille (6) e Paula (4) para consultar. “Ia leva-las para consultar em São Luísdevido às fortes dores de cabeça e falta de apetite porque pediatra é que entende de criança. Esta ação hoje é uma maravilha de Deus”, completou. Rosa de Lima Costa dos Santos, 52 anos, fez a citologia oncótica. “É semprebom fazer o exame para prevenir o câncer de útero”, recomenda Rosa Santos.

Fotos: Nestor Bezerra

1 comentário para "Saúde no Maranhão"


  1. J.R.SANTOS

    boa Tarde amigo “ZS’É DE GRANDE RELEVANCIA PARA AS CIDADES MAIS DEVERIA SER UMA CONSTANTE NÃO EM PERIODO PRATICAMENTE DE ELEIÇÃO

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: