Recado aos professores

3comentários

governoitinerante

O Estado

A governadora Roseana Sarney (PMDB) disse ontem acreditar que os professores assinaram o melhor acordo da história da categoria ao aceitar a proposta definitiva do novo Estatuto do Educador. O documento, já protocolado no Tribunal de Justiça (TJ) para homologação, foi assinado pela procuradora-geral do Estado, Helena Haickel; pelo secretário de Estado de Gestão e Previdência, Fabio Godim, e pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estaduais e Municipais do Estado do Maranhão (Sinproesemma), Júlio Pinheiro.

Para Roseana, o fato de o Estatuto ter sido debatido desde o início da greve dos professores entre o governo e os sindicalistas culminou com a produção de um acordo que atendeu aos interesses da categoria, mas sem prejudicar as finanças do Estado. “Conseguimos fazer o melhor que poderia ser feito”, disse.

Segundo a governadora, a categoria merecia os benefícios que foram implantados pelo novo Estatuto do Educador. “Eu tenho absoluta tranquilidade para dizer que esse foi o melhor acordo que os professores poderiam ter assinado. Nós fizemos um estatuto negociado, em total acordo com os professores. O presidente do sindicato esteve em todas as reuniões. Tudo foi compartilhado. Eu acho que vai contemplar e beneficiar uma classe que precisa tanto”, afirmou Roseana, durante a passagem do Governo Itinerante pela cidade de Raposa, para entrega das obras de reconstrução, melhoria e urbanização do Porto do Braga.

Apesar de comemorar o avanço das negociações com o fim de uma paralisação que durou 35 dias, Roseana Sarney mostrou preocupação com o recente desempenho das escolas da rede estadual nas avaliações nacionais e pediu empenho dos professores para a melhoria da qualidade de ensino no estado.

Segundo ela, o Governo do Estado fez “um sacrifício muito grande” para conseguir reajustar salários e implantar, promoções, progressões e melhorias das condições de trabalho e que agora a categoria deve se unir ao Executivo para melhorar os números da educação no Maranhão.

“Eu queria fazer um apelo para os professores, para que eles também nos ajudem. É um sacrifício grande. O Estado vai despender muitos recursos para melhorar os salários, mas nós também gostaríamos que os professores nos ajudassem a melhorar o ensino, o conhecimento e as notas dos nossos jovens”, destacou.

Após a homologação do acordo judicial, o Estatuto do Educador será encaminhado à Assembleia Legislativa para aprovação pelos deputados. O envio da documentação será feito na segunda-feira (3), em solenidade simbólica. De acordo com o presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), a matéria terá prioridade.

Foto: Handson Chagas

3 comentários para "Recado aos professores"


  1. OZEAS

    Zeca sem dúvida é uma ótima notícia, foi um ótimo acordo que com certeza deverá servir de exemplo para outros estados, eu tbm não concordo em responsabilizar só os professores pelo baixo índice na educação, porém quero aqui chamar a atenção de todos leitores deste blog, que muitos professores da rede pública deixam sim muito a desejar, tirei meu filho de uma escola pública por que a professora toda semana ia ao médico , deixando os seus alunos semanas sem aula, não é exagero mais meu filho quando estudava nesta escola não conseguia completar uma semana cheia, toda semana tinha alguma coisa pra resolver e isto não culpa do governo nem do prefeito acho que muitos professores precisam ser mais responsáveis e não ganhar pelo que não fazem, por isso sou a favor da terceirização do ensino em alguns segmentos públicos.

  2. Marcos

    EXCELENTE NOTÍCIA QUE A GOVERNADORA LEVA A TODOS OS PROFESSORES MARANHENSES.

  3. Fábio Orlan

    Bem,de fato um bom acordo, embora, tenho certeza que poderia ter sido melhor. Agora responsabilizar tão somente a categoria pelo fracasso do desempenho dos alunos é no mínimo IRRESPONSÁVEL, são n variáveis que determinam tão desempenho e infelizmente como tudo no nosso país no que diz respeito à educacão demanda tempo e boa vontade política, todos esperamos que realmente as coisas melhorem.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: