Mobilização social

1comentário

semed1O Projeto de Mobilização Social: uma Cidade pela Educação foi apresentado na manhã desta segunda-feira (10), pelo secretário de Educação, Allan Kardec Duailibe, a representantes de igrejas evangélicas no auditório da Prefeitura de São Luís. No próximo dia 22 acontecerá a apresentação do Projeto a toda a sociedade ludovicense

A equipe técnica da Secretaria de Educação (Semed) tem se articulado com representantes da sociedade de civil com a finalidade de sensibilizá-los para a participação na melhoria do processo educacional da cidade. “Seguindo o princípio de diálogo, marca da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, estamos buscando a sociedade civil para que possamos, em conjunto, proporcionar uma Educação cada vez mais cidadã às nossas crianças”, destacou Allan Kardec Filho.

Estiveram presentes representantes das igrejas Batista, Pentecostais, Não-Pentecostais, Assembleia de Deus e Independente. Para o pastor Adeildo Alves, da igreja Batista do bairro Anil, a iniciativa da Semed é louvável. “As igrejas têm exercido esse papel social nas comunidades e certamente serão parceiras do poder público nessa busca pela melhoria da Educação. Fiquei feliz com essa iniciativa da Prefeitura de São Luís de buscar a sociedade civil para trabalhar em conjunto”, afirmou.

Além das igrejas evangélicas, também já conhecem e participam da articulação a Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas), a Igreja Católica, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), o Conselho Municipal de Educação (CME), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Conselho do Trabalho e Renda, além do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Padre. Marcos Passerini.

semedO Projeto de Mobilização Social: uma Cidade pela Educação tem por base as recomendações do Ministério da Educação e do Pacto por São Luís. O principal objetivo é melhorar a aprendizagem dos alunos das escolas públicas municipais de São Luís, a partir da conscientização social de que a área de Educação envolve toda a sociedade civil.

Para superar o desafio de oferecer o serviço público na área educacional com a mesma qualidade para qualquer escola ou comunidade, a equipe técnica da Semed elaborou o Projeto de Mobilização Social a partir dos seguintes eixos de atuação: “Análise dos indicadores educacionais oficiais e o diagnóstico da dimensão ensino-aprendizagem nas escolas”, “Divulgação de estratégias de melhoria dos processos de aprendizagem dos alunos” e “Articulação social e interinstitucional”.

O Projeto tem por embasamento legal a Constituição Federal (1988), o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96); a Política Nacional de Educação Especial (2008), o Plano Nacional de Educação (Projeto de Lei 8.035/2010) e o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (Decreto 6.094/2007).

Fotos: Honório Moreira

1 comentário para "Mobilização social"


  1. Fabiana Vieira

    Excelente iniciativa da Prefeitura de São Luís que começa a afazer um trabalho diferenciado na educação que foi estraçalhada na administração de João Castelo.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: