Doação de sangue

0comentário

hemomarO Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) promove de 13 a 29 deste mês, uma campanha de incentivo à doação de sangue tendo em vista o período junino. O lançamento será quinta-feira (13), às 9h na sede do Hemomar, na Jordoa. Também, neste dia, a Unidade Móvel de Coleta estará no Hospital Geral, das 8h às 17h.

Com o slogan “No São João a solidariedade é o sotaque da vida. Doe sangue!”, a iniciativa tem por objetivo chamar atenção da população para a necessidade de doar sangue no período de festas juninas.

A campanha tem como finalidade mobilizar doadores em uma época na qual geralmente ocorre a diminuição no número de doações, enquanto aumenta a necessidade de sangue para atendimento de urgências. Por este motivo é que o Hemomar necessita manter estoque adequado ao atendimento de toda demanda hospitalar para transfusões de sangue.

Na sexta-feira (14) comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. “Nesta oportunidade em que se destaca a importância do ato de doar sangue, convidamos os doadores e a população potencialmente doadora, para comparecer ao hemocentro a fim de fazer uma doação voluntária de sangue”, conclama a Assistente Social do Hemomar, Socorro Oliveira.

Neste dia, o Hemomar estará com um estande na Faculdade Pitágoras para divulgação sobre doação de sangue, com palestras, exibição de vídeos, fornecimento de informativos e de cartazes. Durante todo o período de campanha serão ofertados aos doadores, lanches típicos da época junina.

Durante a campanha os doadores também poderão comparecer ao hemocentro, localizado na Rua 5 de janeiro s/nº- Jordoa, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h e aos sábados das 8h às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelo disque sangue: 0800-280-6565 e 3216- 1134.

Os doadores devem, no dia da coleta, estar alimentados, ter dormido bem na noite anterior à doação (mínimo 6 horas) e não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação.

Para ser um doador de sangue é preciso estar bem de saúde, ter idade entre 16 a 67 anos (menores de idade só doam mediante autorização do responsável legal), ter peso acima de 50 kg e apresentar de documento de identificação emitido por órgão oficial.

Sem comentário para "Doação de sangue"


deixe seu comentário