Tecnologia na escola

0comentário

pedrofernandes
O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, recebeu, nesta sexta-feira (14), na sede do órgão, no Monte Castelo, os professores Othon Filho e Nélio Guilhón, representantes dos Núcleos da Tecnologia da Informação (NTI), pro e de Educação à Distância (NEAD) da Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Eles vieram apresentar o projeto “Tablet off line”, para apreciação e consulta de viabilidade de uso pelas escolas da Rede Estadual.

Ao conhecer o projeto, o secretário Pedro Fernandes solicitou aos representantes que seja feito um projeto de viabilidade aos conteúdos produzidos pela Seduc, bem como a adequação da plataforma para utilização pelo sistema de tecnologia educacional da secretaria.

“O projeto tem grande valia e pode significar a solução a uma das grandes dificuldades enfrentadas pela Seduc, que é a conexão à internet em algumas localidades do Estado”, afirmou o secretário. Ele ressaltou ainda, a pertinência do projeto.

“É uma ferramenta fantástica, desenvolvida por pesquisadores locais e que servirá de referência a todo país, além de representar um imenso auxílio na melhoria do processo de aprendizado”.

Participaram da reunião o secretário adjunto de Planejamento e Orçamento, Lívio Jonas Mendonça Correa; o adjunto das Unidades Regionais de Educação (URE), Tadeu Lima; o gestor da URE de São Luís, Francisco Sólon; e o coordenador do Laboratório de Sistemas Inteligentes (LSI) da UFMA, Sofiane Labidi.

Projeto

O projeto utiliza tablets para produção e compartilhamento de objetos de aprendizagem em locais onde o acesso à rede mundial de computadores ainda é restrito, utilizando a plataforma myclass, ambiente virtual que permite o desenvolvimento de cursos dentro de uma metodologia off line.

Pelo projeto, o aluno ao sair da escola vai levar o tablet contendo o ambiente virtual com todos os conteúdos digitais, conseguindo acessá-los normalmente de qualquer lugar para responder as atividades, sem precisar se conectar à internet. Quando retornar à escola, o sistema myclass será atualizado automaticamente, recebendo as novas tarefas semanais e enviando as anteriores respondidas, permitindo assim que o professor faça as correções.

O projeto Tablet Off Line é uma iniciativa pioneira no país e conta, em seu desenvolvimento, com um acordo de cooperação técnico-científico firmado entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), que liberou a antena para uso de internet para testes no campus da Ufma de São Bernardo; a Escola Multimeios e a VAT, que disponibilizaram a plataforma myclass; e a Ufma, por meio do NEAD e NTI, responsáveis pelo planejamento e execução da metodologia.

Foto: Orcenil Jr

Sem comentário para "Tecnologia na escola"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: