Limites de municípios

0comentário

comissao

A Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa, sob a presidência do deputado André Fufuca (PSD), analisou, em reunião realizada na terça-feira (18), na Sala das Comissões, os problemas de limites territoriais existentes entre os municípios maranhenses de Senador La Rocque, Buritirana e João Lisboa.

A indefinição territorial dos três municípios já é conhecida pelos órgãos especializados que participaram da discussão, como o Instituto Maranhense de Estudos Econômicos e Cartográficos (Imesc) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os deputados Léo Cunha (PSC), Valéria Macedo (PDT) e Dr. Pádua (PSD) também participaram do debate. O autor da proposta da reunião, deputado André Fufuca, justificou o encontro sob o argumento de que os problemas de limites existem em quase todos os 217 municípios maranhenses e precisam ser corrigidos pela Assembleia Legislativa, que tem poderes para isso.

“Nós sabemos das dificuldades que existe em tratar essa questão. Por isso, a comissão reuniu aqui o Imesc e o IBGE para buscar um acordo com os prefeitos desses municípios em questão. É importante que os prefeitos tenham definidas quais são suas áreas, uma vez que em muitas dessas áreas já existem escolas e postos de saúde sendo administrados por outras prefeituras. O papel da Assembleia nesses casos será coordenar, organizar e resolver essas questão dos limites, que é um assunto muito difícil de solucionar”,  disse André Fufuca.

Os prefeitos de Buritirana, Senador La Rocque e João Lisboa fizeram sua colocações. Segundo eles, as populações destes municípios cobram uma efetiva solução para o problema dos limites. O impasse territorial nessas cidades tem gerado prejuízos por conta de perderam os Recursos do Fundo de Participação (FPM), além de outros tipos de assistência pública, por exemplo.

Ao termino da reunião, ficou definido um tempo de espera de pelo menos quatro meses para o próximo encontro. A ideia proposta pelo diretor do Imesc, Josiel Ribeiro, foi a de aguardar um estudo de estimativa populacional que será divulgado pelo IBGE sobre o quadro desses municípios.

Foto: JR Lisboa/Agência AL

Sem comentário para "Limites de municípios"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: